Muita calma nessa hora! Quando ocorre o esquecimento, a empresa deve adotar uma forma de controle interno.
A rotina de marcar o ponto ao chegar e sair do trabalho parece bem simples e fácil de cumprir. Ainda assim, colaboradores de muitas empresas esquecem ou simplesmente não a cumprem, causando problemas tanto para a empresa quanto para eles mesmos. O site Repórter Beto Ribeiro, procurou saber com o advogado Willian Daniel Cassinao, sobre o que fazer quando o funcionário esquece de bater o ponto? É uma obrigação do funcionário? Acompanhe a resposta abaixo:
Sim, a marcação de ponto é uma obrigação de funcionário, prevista em lei para empresas com mais de 10 funcionários. Assim, a empresa pode saber por quanto tempo ele trabalhou e também não terá problemas com a justiça do trabalho.
Esqueci de bater ponto.
Muita calma nessa hora! Quando ocorre o esquecimento, a empresa deve adotar uma forma de controle interno. Pode ser através de um documento, por escrito e assinado, comprovando que você trabalhou na data, mas não marcou o ponto.
Esse documento justifica a falta da marcação e evita penalidades, já que algumas companhias incluem o dever de bater ponto no próprio contrato de trabalho. Dessa forma, inicialmente, a firma pode orientar o colaborador, verbalmente, a ter mais atenção com seu registro e lembrar de conferi-lo.
IMPORTANTE: SE O FUNCIONÁRIO REALMENTE TRABALHOU NAQUELE DIA, A EMPESA NÃO PODE, DE FORMA ALGUMA, DESCONTAR O DIA COMO SE O FUNCIONÁRIO TIVESSE FALTADO DE FATO.
Como a legislação não aponta alternativas quanto ao descumprimento, muitas empresas estipulam normas internas para a reincidência: 03 advertências por escrito e assinadas, podendo evoluir para 02 suspensões (não remuneradas) até chegar à demissão por justa causa, se você continuar descumprindo sua obrigação. 😱
Dicas para evitar que o funcionário não esqueça mais a marcação do ponto.
Coloque a máquina de ponto em um local evidente, como em um corredor na entrada da empresa pelo qual todos precisam passar e fixe um cartaz chamativo no local alertando para a importância de não esquecer a marcação;
Em reuniões e por meio do email, eduque seus colaboradores sobre a importância da marcação de ponto;
Acompanhe a marcação diariamente por meio da central de dados e cobre os funcionários que esquecerem de fazê-la.
LEMBRE-SE DE SEMPRE CONSULTAR UM ADVOGADO.