Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros têm interesse pelo voluntariado

Young adolescent best friends on island summer holidays making heart shape with hands at sunset
PUBLICIDADE

O estudo inédito ainda revelou que 48% dos brasileiros fazem ou já fizeram alguma atividade voluntária e 90% reconhecem a importância do voluntariado.

Um estudo do Itaú Social e Instituto Unibanco, realizado pelo Datafolha, revela que 9 em cada 10 brasileiros reconhecem a importância do voluntariado. A pesquisa coletou as respostas de 1.871 pessoas, com idades a partir dos 14 anos, de todas as regiões do país, em outubro de 2021.

De acordo com0 o levantamento, 71% da população tem interesse pelo voluntariado, enquanto 35% afirmam ter oportunidade para fazê-lo.

Entre as principais causas de interesse dos brasileiros quando o assunto é voluntariado estão: assistência (por meio da doação de alimentos, vestuários), projetos de educação, preservação do meio ambiente, saúde, proteção de animais e acolhimento de pessoas em situação de rua.

Para Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, os resultados demonstram que os brasileiro são solidários, porém têm dificuldade de começar a participar de atividades voluntárias. Por isso, os resultados demostram que, apesar de 90% da população reconhecer a importância do voluntariado, apenas 48% dos brasileiros fazem ou já fizeram alguma atividade voluntária.

Um destaque da pesquisa foi o impacto da pandemia no interesse da população no voluntariado. O desejo de ajudar o próximo aumentou nesse período, já que 47% disseram que passaram a doar mais alimentos.

O estudo também revelou que 82% dos brasileiros consideram muito importante que o voluntariado seja parte da educação. Apesar disso, apenas 18% se consideram informados sobre a possibilidade de atuar nessa área.

Em um recorte da pesquisa realizado com professores de escolas públicas, 77% acreditam que a atividade voluntária na comunidade pode melhorar o aprendizado dos estudantes e contribuir com a socialização e o futuro das crianças e adolescentes.

O voluntariado corporativo também foi abordado pela pesquisa. Os dados revelaram que, quando uma empresa oferece programas de voluntariado, há mais chances dos funcionários se engajarem com uma causa. Entre as pessoas que já trabalharam ou trabalham em um lugar que promove o voluntariado, 61% afirmaram que participaram da ação.

No entanto, essa oportunidade é um tanto rara, já que apenas 17% dos entrevistados disseram ter trabalhado em organizações que desenvolveram ou desenvolvem projetos de voluntariado.

Por fim, o estudo indicou que 28% das pessoas concordam que é preciso realizar um treinamento específico para ser voluntário. O índice é ainda maior entre as pessoas menos escolarizadas, chegando a 46%.

A coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo, avalia que é cada vez mais necessário qualificar a atuação voluntária. Isso porque o voluntariado requer um mapeamento das necessidades, planejamento e construção de parcerias.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT