Pesquisa do Procon indica variação de até 74,5% em preços dos itens de Páscoa

PUBLICIDADE

Levantamento foi feito em dez estabelecimentos comerciais de diferentes regiões da cidade. Tabletes de chocolate apresentaram a maior variação.

Uma pesquisa do Procon de Campinas (SP), divulgada nesta sexta-feira (12), aponta uma diferença de até 74,5% nos preços de itens comercializados durante o período da Páscoa. Dentre os 160 produtos avaliados, os tabletes de chocolate apresentaram a maior variação.

O levantamento foi realizado pela equipe do Procon do município em parceria com a Fundação Procon-SP, e comparou os valores de sete tipos de bolos de Páscoa, conhecidos como popularmente como Colomba Pascal, dez bombons, 83 ovos de Páscoa e 60 tabletes de chocolates de diversas marcas.

Os ovos de Páscoa apresentaram uma diferença máxima de 50,21%, e os bombons podem chegar a 58,66%. Já nos bolos de Páscoa, a variação apurada é de 34,60 %.

Ao todo, foram avaliados dez estabelecimentos de diferentes regiões da cidade, entre os dias 26 e 28 de março.

De acordo com a diretoria do Procon de Campinas, os valores e suas variações ocorrem de acordo com a data da compra e a proximidade com a festividade, além de promoções e ofertas especiais de lojas específicas. Confira a pesquisa completa no site do Procon.

Informações adicionais

O órgão ainda orienta que seja efetuada uma pesquisa prévia em diversos estabelecimentos comerciais antes de realizar a compra. Alerta também que algumas informações obrigatórias devem constar na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

No caso de ovos de Páscoa que possuem brinquedos, o fabricante deve informar a faixa etária do produto, instrução de uso, identificação do fabricante, importador, processo de montagem e eventuais riscos que possam apresentar à criança. Além disso, o brinquedo deve apresentar o selo de segurança do Inmetro.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT