Furar o nariz dói? Essa é a pergunta mais comum quando o assunto é piercing no septo. Mas existem alguns detalhes importantes saber!
Todo mundo que pensa em colocar um piercing no septo, ou em qualquer outro lugar, sempre faz a mesma pergunta: vai doer? A resposta é bem simples: sim. Agora, a intensidade da dor vai depender da sua sensibilidade.
Muitas pessoas que colocam piercing no septo dizem que não doem, enquanto outras dizem que dói – e muito! Também há quem diga que a dor acontece só na hora do furo e que depois fica apenas o incômodo. Pelo menos, até a cicatrização.
Infelizmente, não tem outro jeito. Se trata de fazer um furo na cartilagem do seu nariz. É natural que você sinta dor. Mas, o mais importante, essa dor vai passar! E mais rápido do que você imagina. Então, não vai demorar muito para você apenas curtir o seu piercing no septo e sair arrasando por aí.
É praticamente impossível que não exista dor ao ter o septo perfurado. Mas existem alguns fatores que podem influenciar sua intensidade. Por exemplo a altura que você quer que o piercing no septo fique na cartilagem. A altura é que vai determinar o caimento. Além disso, a habilidade técnica do profissional conta muito.
Outro ponto importante é a forma como você vai encarar a perfuração, quanto mais tensa estiver, pior vai ser. Então, vai e relaxa! E se acaso você lembrar da dor, é só pensar que ela vai durar poucos segundos.
Como é feito o furo para piercing no septo?
A perfuração é realizada com o auxílio de um cateter pelo qual o profissional irá passar a joia. O processo de passar a joia e deixá-la certinha, leva menos de um minuto. Viu? Nem dá tempo de sofrer direito.
O nariz é uma região cartilaginosa, por isso é preciso fazer pressão para que o septo seja atravessado. Algumas pessoas possuem a cartilagem do septo mais dura, resultando em mais dor. Mas também há quem tenha essa região mais macia, de tal forma que na hora do furo a dor será menor.
De qualquer forma, já é consenso que o piercing no septo dói mais do que a perfuração na aba do nariz, por exemplo. Outro detalhe importante é saber que, no momento da perfuração, os olhos lacrimejarem é bastante comum. Não necessariamente por dor, mas mais por reflexo mesmo.
O que fazer antes de colocar um piercing no septo?
Para ter certeza que tudo vai dar certo, primeiramente é preciso buscar referências sobre o body piercer [profissional]. Além disso, um bom profissional irá te passar tranquilidade e confiança, sentimentos essenciais para ajudar a amenizar a dor. Por isso, converse com amigos que já colocaram piercing, peça sugestões, tire suas dúvidas. Ademais, conhecer o profissional vai evitar problemas futuros.
Verifique a higienização do local
A higiene. Esse é um pré-requisito obrigatório em qualquer estúdio de body pierce e tatuagem. Com toda a certeza, seja uma pessoa criteriosa e exigente, afinal de contas se trata do seu corpo. Por certo, esse é um direito seu enquanto cliente. Verifique bem as instalações, observe como os materiais são armazenados, peça para ver o local onde são higienizados, etc.
Pergunte se o estúdio possui autorização da Vigilância Sanitária
Procure saber se o local possui autorização da vigilância sanitária. Esse é um ponto que jamais deve ser ignorado. Uma vez que até em estúdios que possuem autorização, podem acontecer problemas, imagine só em algum que não tenha. Não apenas, estarão trabalhando de forma ilegal. Não tenha vergonha de perguntar, qualquer profissional de verdade não irá se incomodar com essa pergunta.
O barato sai caro
Não economize na hora de escolher a sua joia. Na hora de fazer uma perfuração de piercing no septo, ou em qualquer outro lugar, a qualidade da joia conta muito. Isso porque um brinco de qualidade inferior irá interferir no processo de cicatrização, podendo causar inflamações, dores e até infecção. E, é claro, ninguém quer perder um pedaço do nariz, né?!
Preste muita atenção nas orientações do profissional
Pensa só, você já buscou referências, sabe que o profissional é bom, que está acostumado a fazer perfurações de piercing no septo, então porque cargas d’água você não vai escutá-lo?! O aço cirúrgico é o material padrão para a primeira perfuração. Ele faz com que o organismo receba melhor a joia. Além disso, se o profissional aconselhar fazer o furo mais para cima, para baixo, para o lado… enfim, escute! Ele não tem por quê mentir para você!
A cicatrização
Normalmente a região onde foi colocado o piercing no septo fica inchada por, pelo menos, cinco dias. Então, é bem comum sentir essa área mais dolorida. Para que a cicatrização esteja completa, o processo demora entre dois e três meses. Mas para isso acontecer é preciso seguir as orientações do profissional. Nesse meio tempo a joia não pode ser trocada, de forma alguma!
O que fazer depois de colocar o piercing no septo?
A primeira coisa é não trocar a joia pelo período de dois a três meses. Respeite o tempo de cicatrização do seu corpo. Por certo, você não vai se arrepender.
Faça a higienização correta do furo
Higienizar o furo vai ser ao longo de toda a vida ou, pelo menos, enquanto você estiver usando o piercing. A questão é que durante o período de cicatrização, a higienização é imprescindível para que nenhum problema aconteça. Visto que se trata de algo muito simples, você não terá desculpas para não fazer. Basta limpar o furo com um cotonete e soro fisiológico, de duas a três vezes por dia. Ah, e jamais pegue no seu piercing com as mãos sujas.
Não fume nem tome bebidas alcoólicas
Pelo menos por um tempo. Visto que o tabaco e as bebidas alcoólicas podem prejudicar o processo de cicatrização do furo. Mantenha maquiagem e protetor solar longe da região perfurada
Lembrando: você fez um furo no seu nariz, ou seja, um machucado. Agora é preciso esperar que esse machucado cicatrize. Então, além de evitar dores por causa dos movimentos, você também evita pegar uma baita infecção.
No banho e na cama – atenção redobrada!
Só para ilustrar, piercing no nariz e toalhas são amantes indiscretos. É de conformidade com todo mundo que tem piercing no septo (ou na aba do nariz). Pode perguntar, com certeza essa pessoa já passou pelo pesadelo de se esquecer do brinco e esfregar a toalha no rosto. Afinal, é muito comum que a toalha fique agarrada na joia.
O que causa uma dor totalmente desnecessária. Provavelmente isso vai acontecer com você. As únicas coisas que você pode fazer é prestar atenção e ter paciência. Porque a toalha vai continuar agarrando no piercing, mas a dor vai passar e com o tempo nem vai doer mais.
Já na hora de dormir, é preciso ter uma atenção redobrada. Mantenha essa informação ativa no seu inconsciente. Pense sobre isso antes de pegar no sono. Porque se você se deitar de bruços e, por algum motivo ficar em uma posição que prejudique o piercing no septo, a área irá sofrer um trauma e você com bastante dor. Ah, a história da toalha também vale para as cobertas e roupas.