Pesquisadores do Butantan apresentam a rutina como reforço ao soro antiofídico.
No que a maçã, o brócolis e até o vinho tinto podem ajudar quando alguém é picado por uma jararaca?
A resposta vem na forma de uma substância benéfica ao ser humano, mas que não é exatamente muito conhecida: a rutina. Abundante na natureza, ela pode ser encontrada em várias fontes alimentares como: cebola, tomate, uva, feijão vermelho e no chá preto.
A substância – uma molécula presente em plantas produtoras de frutos cítricos – é antioxidante e anti-inflamatória e agora se mostra eficaz na redução dos efeitos nocivos de uma picada de cobra, por exemplo.
A prova está em uma recente pesquisa do Instituto Butantan, em São Paulo. Cientistas do local passaram a testá-la no tratamento para picadas de jararaca e os resultados positivos apareceram. “Foi uma surpresa. Os efeitos foram melhores do que se imaginava”, afirma Ana Teresa Azevedo Sachetto, mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP e integrante do grupo responsável pela pesquisa, que também conta com Jaqueline Rosa e Marcelo Larami Santoro, pesquisador científico do Butantan.
Aplicada em camundongos, a rutina minimizou os efeitos da hemorragia local, muito comum após as picadas de jararacas, e estabilizou a coagulação do sangue, além de evitar a queda de hemácias (células sanguíneas). Os estudos ainda necessitam de mais etapas, mas a rutina já se mostra um componente seguro, sem possibilidade de contraindicações.
Soro
Mesmo com essa boa notícia, o soro antiofídico se mantém como algo importante no tratamento contra picadas. A questão é que há alterações no organismo provocadas pelo veneno da cobra que não são combatidos de forma imediata apenas com ele, como é o caso das lesões locais.
O interesse dos cientistas do Butantan é, em breve, possibilitar um tratamento combinando o soro à aplicação da rutina. O atendimento ganharia ainda mais eficácia.
Danos
O veneno de jararaca pode causar danos aos tecidos ao redor do local da picada e estimular um quadro de hemorragia. Na maioria das ocorrências, o soro antiofídico é eficaz para o tratamento, mas em casos mais graves, pode ocorrer uma hemorragia intensa, que necessita de um tratamento mais específico. Aí entra a rutina.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.