Na plataforma, investidores sociais e gestores de recursos filantrópicos dirigidos ao combate à pandemia e seus efeitos negativos poderão comunicar como investiram os recursos doados e os resultados das suas ações.
Desenvolvida pelo Grupo de Articulação Emergência Covid-19, do GIFE, em parceria com a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a plataforma Central de Transparência Doações COVID-19 pretende destacar a transparência da atuação filantrópica.
A iniciativa atuará para contribuir com a transparência de todo o investimento social realizado durante a pandemia em toda a sociedade. O portal irá dialogar com o Monitor das Doações, iniciativa da ABCR, que contabilizou R$ 6,45 bilhões destinados às ações de resposta à pandemia. A plataforma também dialogará com outras frentes do projeto Emergência.
Na plataforma, investidores sociais ou gestores de recursos filantrópicos dirigidos à emergência poderão comunicar como investiram os recursos doados e os resultados das suas ações por meio do preenchimento de um formulário online.
Também serão disponibilizados outros relatórios que tenham sido produzidos por cada organização. A partir da inclusão dos dados individuais de cada organização, a plataforma gerará um conjunto de informações e gráficos das diversas contribuições efetivadas pelo setor.
As iniciativas interessadas precisam apenas se cadastrar no portal e criar uma conta.