Três macacos-prego foram resgatados durante uma possível venda.
Um homem e duas mulheres foram detidos pela Polícia Civil, na quarta-feira (13), por associação criminosa e venda de animal silvestre, no bairro Chora Menino, na região de Santana, zona norte da Capital de São Paulo.
A ação foi desencadeada por agentes do 13º Distrito Policial após trabalhos de investigação apontarem que o suspeito realizaria a venda de uma espécie em extinção.
Os policiais realizaram monitoramento no endereço e surpreenderam o homem desembarcando de um veículo com duas caixas de transporte, onde foram encontrados dois macacos-prego.
Na ação duas mulheres envolvidas na prática criminosa também foram detidas, sendo que uma tentou fugir mediante aproximação. No interior do carro a equipe localizou mais um macaco-prego, oito caixas para transporte, cheques e máquinas de cartão.
As investigações ainda apontaram que o trio era responsável pelo tráfico de répteis, aves e macacos trazidos de estados do nordeste para São Paulo. A comercialização também ocorria por meio da internet, com o uso de vídeos para divulgação.
Os animais foram resgatados e levados para uma instituição que combate o tráfico de animais silvestres, em São José dos Campos.
O trio foi encaminhado ao 13ºDP e indicado por associação criminosa e venda de animal silvestre sem autorização.