Uma das vítimas teve um prejuízo de R$ 12 mil em compras feitas até no exterior.
A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira (26) mais um estelionatário que vinha aplicando golpes em Presidente Prudente (SP). Ele foi localizado em um hotel da cidade, onde estava hospedado.
Com ele, que é morador de São Paulo (SP), a polícia encontrou três máquinas de débito e crédito de cartões usadas para fazer compras com dados bancários das vítimas. A polícia acredita que pelo menos quatro pessoas tenham caído no golpe – duas já reconheceram o homem.
Segundo o delegado Marcelo Quevedo Minari, coordenador da Central de Polícia Judiciária (CPJ), as vítimas – na maioria, pessoas idosas – receberam uma ligação dizendo que o cartão delas tinha sido clonado, que era preciso digitar a senha para fazer o bloqueio e que um funcionário do banco iria buscar o cartão. O criminoso então buscava o cartão e o usava para fazer compras.
Com o cartão de uma das vítimas, ele gastou aproximadamente R$ 12 mil – com compras até no exterior. Esta é a quarta prisão de estelionatários que agiam da mesma forma somente neste mês em Presidente Prudente e a polícia investiga se há relação entre eles.
A recomendação da polícia é para que a pessoa não digite senhas e não passe informações bancárias por telefone – e lembra que nenhum banco manda buscar o cartão em casa ou entregar em qualquer lugar. Caso um correntista receba esse tipo de ligação, a orientação é para que desconfie, converse com alguém da família e procure a polícia.