Ação resultou na apreensão de R$30 mil, veículos e computadores em cidades paulistas e mineira.
A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta quarta-feira (26), a “Operação APOScalipse” contra uma organização criminosa especializada na prática de fraudes eletrônicas e de cartões de crédito. Na ação foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Campinas, Barueri e São José dos Campos, além da cidade mineira de Belo Horizonte (MG).
As atividades foram deflagradas por policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (Antipirataria), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com participação do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da 2ª Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Minas Gerais.
Mediante trabalhos de investigação os agentes conseguiram identificar que o grupo foi responsável pela obtenção de dados de mais de 3 mil cartões de créditos, por meio de programas espiões instalados em computadores de estabelecimentos comerciais espalhados pelo país. Os dispositivos realizavam a leitura dos cartões utilizados nos terminais e em posse dos dados efetuavam compras pela internet.
A operação resultou na apreensão de CPUs, notebooks, pendrives e documentos que comprovam a prática criminosa. Em um imóvel na cidade de Campinas ainda foram localizados um carro, uma motocicleta e R$30 mil.