Polícia Militar Ambiental apreende periquitão-maracanã em cativeiro sem autorização em Rio Claro, SP

PUBLICIDADE

A ave doi encaminhada ao CRAS Pró-Arara no município de Araras (SP).

Na tarde de terça-feira (23), os policiais ambientais cabo Bonassi e cabo Duprê, estavam em patrulhamento pelo município de Rio Claro (SP), quando receberam uma denúncia sobre manutenção irregular de animal silvestre, pelo bairro Jardim Primavera.

Imediatamente a equipe compareceu no local, onde constatou uma ave silvestre da espécie periquitão maracanã (Psittacara leuchophtalmus) em cativeiro, o pássaro não possuía anilha ou outro tipo de identificação, estava disposta em uma gaiola com água e comida a disposição, abrigada das intempéries e sem sinais de maus tratos.

Sem autorização

Indagado sobre a ave, o proprietário da residência informou não ter autorização do órgão ambiental competente para manter a mesma em cativeiro. Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental com sanção de multa simples valorado em R$500,00 (quinhentos reais), com base no Artigo 25, par. 3°, inc. III da Resolução SIMA 005/2.

A ave doi encaminhada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara no município de Araras (SP). Providências penais via ofício a DelPol da área, por infração in tese ao Artigo 29, par. 1°, inc. III da Lei Federal 9605/98.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT