Como Organização da Sociedade Civil legalmente constituída, a AMCRA não tem o propósito de substituir os serviços especializados desempenhados pela Saúde Pública.
Nesta terça-feira (26), equipes da Polícia Militar estiveram entregando o alimento arrecadado durante a cerimônia de formatura do PROERD na AMCRA – Associação de Amigos das Crianças de Araras (SP), que que desenvolve um trabalho consistente com adultos, crianças e gestantes portadores do HIV, alcançando ainda todos os que convivem com o soropositivo. Como Organização da Sociedade Civil legalmente constituída, a AMCRA não tem o propósito de substituir os serviços especializados desempenhados pela Saúde Pública.
O objetivo é complementar esses serviços num plano com maior ênfase no reconhecimento do soropositivo como pessoa que tem direitos e obrigações, que tem valores e carências que devem ser respeitados, desenvolvidos e
valorizados. A prescrição do tratamento é algo feito com muito estudo e critério, já a adesão e aceitação da medicação são feitos com estímulo, interesse e conscientização.
Entrega dos certificados aos 700 alunos
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizou na última segunda-feira (25) a formatura de 700 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Os certificados foram entregues a alunos da Emef Adriano Ademir Lombi, Emef Ana Maria Pinton Figueiredo, Emef Ivan Inácio de Oliveira Zurtia, Emef Júlio Ridolfo, Emef Joel Job Fachini, Emef Thereza Colette Ometto, Emef Maria Zelia Martins Pereira/Caic, além da EE Lions Clube, EE Senador Cesar Lacerda de Vergueiro, EE Vicente Casale Padovani, Insa e Colégio Piagetiano.
O evento contou com a presença do prefeito Junior Franco e da primeira-dama Daniela Franco, do major PM Marcelo Domingos Facadio, do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Wanderleim Geraldo Júnior, do secretário de Educação Bruno Roza, além de demais autoridades militares e civis. Durante a entrega do certificado de conclusão, os alunos prestaram juramento perante os pais, professores e comunidade em geral de se manterem afastados das drogas e da violência.
O programa, que é uma parceria entre a Polícia Militar de Araras, Prefeitura de Araras e escolas públicas e particulares da cidade, é destinado a crianças do 5° ano do ensino fundamental e tem como principal objetivo orientá-los a evitar o contato com entorpecentes, por meio do desenvolvimento de habilidades que lhes permitam evitar influências negativas, promovendo fatores de proteção, além de estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais e outros líderes da comunidade escolar.
Realizado desde 2000, o Proerd já formou mais de 30 mil alunos em Araras. Por ano, duas formaturas são realizadas – em junho e novembro – e envolvem, pelo menos, 1.400 alunos. Nesta edição, alunos de três escolas estaduais, sete escolas municipais e duas particulares participaram da solenidade.
Em Araras, o Proerd é desenvolvido pelo policial militar instrutor Jefferson Alex Batista da Costa (cabo PM Alex). Os instrutores são treinados e preparados para transmitir mensagem de valorização à vida, e sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O programa tem duração de seis meses e os alunos recebem uma cartilha informativa com uma sequência de assuntos abordados em cada aula sobre drogas ilícitas e lícitas, como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, crack, cocaína, inalantes, entre outros. No final do curso, eles desenvolvem uma redação com os conhecimentos adquiridos durante o Proerd.
Escolas Estaduais:
EE Lions Clube
EE Senador Cesar Lacerda de Vergueiro
EE Vicente Casale Padovani
Escolas Municipais:
Emef Adriano Ademir Lombi
Emef Ana Maria Pinton Figueiredo
Emef Ivan Inácio de Oliveira Zurtia
Emef Julio Ridolfo
Emef Joel Job Fachini
Emef Thereza Colette Ometto
Emef Maria Zelia Martins Pereira
Escolas Particulares:
Insa
Colégio Piagetiano