Polícia Militar realiza treinamento nos padrões da ROTA e BAEP em Araras, SP

PUBLICIDADE

A ação realizada na sede da PM, teve cerca de quatro horas de duração e foram usados armamentos de air-soft.

Tendo em vista o crescente número de ocorrências envolvendo quadrilhas especializadas em roubo a estabelecimento bancário, onde o poder de fogo e treinamento e equipamento diferenciado dessas equipes é de grande superioridade, foi ministrado um treinamento de Medidas Reativas de contra emboscada, baseado nós manuais de ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar e do 10º BAEP – Batalhão de Ações Especiais de Polícia, proporcionando para as equipes de Força Tática e ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, técnicas e procedimentos a serem adotados na situação de depararem com esse tipo de ocorrência.

A ação foi realizada na noite de quinta-feira (10) na sede da PM, sob comando do capitão Anversa e supervisão do sargento Ricardo, com cerca de quatro horas de duração, que teve início com aula teórica com os 15 policiais na sala de instrução, e logo depois as equipes realizaram uma simulação prática, onde foram usados armamentos de air-soft e figurantes, fazendo frente aos policiais para dar mais realismo a situação.

“Foi ensinado aos policiais que atuam nas ruas os modos adequados deles manusearem determinadas armas. Os participantes foram treinados para terem noção, em casos de emboscada envolvendo viatura, de como eles precisam reagir à ameaça e voltar vivo para casa. Essa é nossa intenção como capacitação”, ressaltou capitão Anversa – comandante da 2ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior (36º BPM/I).

O treinamento teve técnicas e táticas básicas e especiais individuais e técnicas e táticas básicas e especiais coletivas. “Há necessidade de manter atualizados os profissionais para o exercício de suas funções exige o planejamento das atividades de ensino para incorporar novos conhecimentos e treinamentos para sedimentar o conhecido e aprimorar os conhecimentos aplicados. E esse é o objetivo do treinamento, preparar os militares para progressão em local de alto risco com segurança, mesmo que sob fogo do oponente”, destacou sargento Ricardo.

Após todas as equipes realizarem a simulação, foi realizado uma reunião final, onde foi apontado e corrigindo as eventuais falhas. De acordo com o capitão Anversa, novos treinamentos irão ocorrer ao longo do ano de 2021, para melhorar ainda mais os trabalhos da Polícia Militar em prol da segurança pública. Assista no vídeo abaixo um resumo do treinamento.

https://youtu.be/ZQg7j2G6kJw

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT