Porquê pescar faz bem à saúde

PUBLICIDADE

Sair para pescar, seja perto ou longe de casa, nos tira da rotina e esse é um bom exemplo de como diminuir o estresse

Só quem pesca sabe o quanto isso faz bem para a saúde. Não é à toa que criaram a frase “Tá estressado? Vá pescar!”. A pesca é um esporte que nos coloca em contato direto com a natureza, e a espera pela fisgada nos faz ficar atentos, tirando os pensamentos negativos da cabeça.

Marcelo Gonçalves de Oliveira Filho

Neste post vamos enumerar os benefícios que a pesca nos traz, tanto para o físico quanto para o psicológico. Acompanhe!

Carlos Eduardo da Silva

Quando preparamos a nossa tralha, temos que pensar se tudo está certo. As condições de cada equipamento, o que tem que ser levado, como tudo vai ser colocado nas bolsas e caixas, etc. Isso exercita a concentração e oxigena o cérebro.

Sair para pescar, seja perto ou longe de casa, nos tira da rotina e esse é um bom exemplo de como diminuir o estresse.

A pesca é feita diretamente na natureza, mesmo que em pesqueiros, e o contato com ar mais puro ajuda a fortalecer os pulmões. Isso sem falar do som da água, que nos relaxa completamente.

Peter Peterson Galan e Fernando Galan Júnior

Dependendo do local da pesca temos que andar e carregar a tralha, forçando o corpo a se exercitar.

É difícil ver alguém pescando sozinho, certo? E a convivência com outras pessoas alivia o estresse e faz com que troquemos experiências. Assim podemos aprender coisas novas, que fazem o cérebro funcionar e também desabafar para eliminar a carga negativa.

Quando estamos esperando o peixe morder a isca, ficamos concentrados nos mínimos movimentos da linha, da boia, da vara e até da água. A concentração tira nosso foco nos problemas que enfrentamos, e também ajuda a achar soluções para eles.

Durante a briga com o peixe, a adrenalina aumenta, e esse hormônio traz muitos benefícios pois prepara o organismo para grandes esforços, estimula o coração, ativa o cérebro e o faz pensar mais rápido e dá força extra aos músculos. Mas temos que tomar cuidado porque adrenalina em excesso pode fazer mal à saúde.

Todo peixe fisgado é uma conquista, e conquistas aumentam nossa auto-estima.

Se você tiver a chance de ensinar alguém a pescar, aproveite, porque quando ensinamos nosso cérebro entra em atividade saudável. E quando vemos que o resultado do ensinamento foi proveitoso, ficamos felizes e satisfeitos.

Durante a correria e estresse do dia-a-dia é sempre bom lembrar que existe a pesca para nos distrair, pois refresca a cabeça e nos dá motivação para continuar o dia com mais ânimo.

Samuel Isaque Coelho Santos

A pesca é também uma oportunidade para fazer novos amigos, e a socialização é importante para nos mantermos equilibrados mentalmente.

Por último e não menos importante, aproveite a pesca com a família. Manter um relacionamento agradável com a família só traz alegrias.

Resumindo: pescar faz bem, e muito! Então na sua próxima pesca, lembre-se além da diversão, você está cuidando do seu corpo e da sua mente.

Foto/capa: Vanilza Barros


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT