Posto com tanque clandestino tem válvula para burlar fiscais em Piracicaba, SP

PUBLICIDADE

Gerente do empreendimento comercial foi presa após policiais flagrarem caminhão descarregando combustível no compartimento clandestino.

O posto de combustíveis alvo nesta terça-feira (11) das polícias Militar e Civil de Piracicaba (SP) era equipado com um compartimento clandestino para guardar combustível adulterado e uma válvula responsável por burlar a fiscalização, segundo a Polícia Civil. A gerente do posto e um caminhoneiro foram presos.

Segundo o delegado Fábio Rizzo de Toledo, a válvula é um registro que altera o tanque responsável pelo abastecimento das bombas. Quando algum órgão fiscalizador chega, a válvula é virada para que o tanque com um combustível dentro das normas fosse apresentado.

Delegado Fábio Rizzo — Foto: Reprodução/Facebook

“Se vier algum fiscal da ANP ou qualquer outro tipo de fiscalização, eles mudam a chave e a gasolina que vai ser fornecida é de um tanque com uma gasolina regular. E quando chega o consumidor, eles mudam a chave, automaticamente muda para o tanque onde está o combustível adulterado”, explicou.

O posto, que fica no cruzamento entre a Avenida Independência e a Rua Santa Cruz, ficou fechado com cones durante todo o dia após a ação da polícia.

A Polícia Militar (PM) esteve no empreendimento durante a manhã e flagrou um caminhão descarregando combustível no tanque clandestino, que fica escondido embaixo de um balcão. Além da gerente, o motorista da carreta também foi detido.

Combustível era descarregado em tanque irregular embaixo de balcão de posto em Piracicaba — Foto: Fernando Jacomini/G1

O delegado informou que o motorista apresentou uma nota irregular. “Trata-se de uma nota fiscal espelhada, ou seja, o combustível que estava sendo descarregado aqui na verdade estava como destino a cidade de São Paulo. Então trata-se de uma nota fiscal adulterada que que também é utilizada para burlar a fiscalização”.

Corante e sala de ‘refeitório’

A Polícia Civil também encontrou uma substância semelhante a um corante e a suspeita é de que era utilizada para alterar a cor do combustível. O material foi apreendido, assim como um computador.

A válvula que serve para burlar a fiscalização fica dentro de uma sala que tem um placa que indica que seria um refeitório.

Válvula usada para burlar fiscais ficava dentro de armário de posto de combustíveis em Piracicaba — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

A sala estava trancada e, quando os policiais conseguiram abrir a porta, descobriram que trata-se de um depósito. Dentro de um armário foi encontrada a válvula.

Tanto a gerente como o caminhoneiro devem passar por audiência de custódia na quarta-feira (11). A Polícia Civil também informou a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural, que deve realizar uma fiscalização.

Gerente de posto e motorista de caminhão foram detidos por suspeita de vender combustível clandestino em Piracicaba — Foto: Fernando Jacomini/G1

Segundo a ANP, o local já foi alvo de três fiscalizações neste ano, “sendo que uma delas resultou na interdição do estabelecimento (26/04/2018) porque encontrou solvente na gasolina”.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT