Praça Barão recebe teatro de conscientização contra a dengue em Araras, SP

PUBLICIDADE

Ação, que acontece neste domingo (24), a partir das 20h, terá como tema “O Vampiro Contra o Mosquito Aedes: O Retorno.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP), por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste domingo (24), apresentação de teatro no coreto da Praça Barão, a partir das 20h. Coordenada pelo setor de Endemias, a ação tem como objetivo promover a conscientização a respeito da proliferação do mosquito Aedes aegypti e sobre a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. O tema é O Vampiro Contra o Mosquito Aedes: O Retorno.

Este ano, Araras registrou até o momento 640 casos de dengue – 606 autóctones e 34 importados. Os últimos dois casos, identificados em outubro, são importados – ou seja, os pacientes foram contaminados fora da cidade.

Apesar disso, o setor de endemias alerta para a necessidade de evitar a proliferação do mosquito, eliminado focos de água parada que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e até em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

“O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Araras apresenta índice satisfatório em avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti

O setor de controle de endemias da Secretaria da Saúde realizou, em outubro, a avaliação da densidade larvária do mosquito Aedes aegypti em Araras. O índice registrado foi de 0,3 e aponta situação satisfatória no indicador que tem como objetivo calcular o risco de epidemia de dengue na cidade.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 – satisfatório, de 1,0 a 3,9 – situação de alerta e acima de 4,0 – situação de alto risco.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT