Prefeito Pedrinho Eliseu alerta a população sobre os riscos da Febre Maculosa que já causou mortes na região e afirma que não há casos em Araras, SP

PUBLICIDADE

A doença é transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser grave, levando à morte; não há casos registrados em Araras em 2023.

O prefeito Pedrinho Eliseu fez um alerta a população a respeito dos riscos da Febre Maculosa que já causou mortes na região de Araras (SP). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a doença que nas últimas semanas causou mortes na região de Araras (SP), sendo quatro somente na cidade de Campinas (SP) e é transmitida pela mordida do carrapato-estrela, (Amblyomma cajennense), presente em animais silvestres, podendo passar despercebido por humanos.

Normalmente, os infectados frequentaram áreas de mata nos dias anteriores aos primeiros sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado evitar tais locais, se possível, utilizar botas, calças e blusas com manga longa, de preferência na cor branca para que seja possível identificar a presença do carrapato, que é escuro.

Caso seja identificado, é necessário que o carrapato-estrela seja removido inteiro com uma pinça sem ser esmagado e a roupa posta em água fervente para matar as bactérias Rickettsia rickettsii ou Rickettsia parker, ambas responsáveis pela doença.

Em caso de febre após frequentar locais com acúmulo de folhas secas, mato, gramado, pasto ou beira de lagoas, córregos e rios, é recomendado ir a um posto de saúde. Outros sintomas da Febre Maculosa são dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular e inchaço e/ou vermelhidão nas palmas da mão e sola dos pés. Os sintomas tendem a aparecer entre dois e 14 dias após a infecção.

De acordo com o prefeito, a Secretaria da Saúde informou ao chefe do executivo que não há casos confirmados da doença em Araras neste ano e ressalta que os animais silvestres não transmitem a doença, portanto cavalos e capivaras não devem ser incomodados. Outras informações podem ser obtidas no telefone: 3543-1522 (Secretaria Municipal da Saúde).

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT