Plataforma digital foi implantada para controlar uso de combustível e da frota fora do expediente, além de possíveis viagens duplas; sistema também possibilita avaliações constantes de desempenho dos usuários.
Visando melhorar e tornar mais eficiente à administração pública, a Prefeitura de Araras lançou na manhã desta segunda-feira (5) um aplicativo que gerenciará a frota de veículos oficiais da administração municipal, que atualmente conta com 307 veículos e 610 condutores cadastrados, distribuídos nas 17 Secretarias e nos Departamentos da administração municipal, dados levantados pelo DTIM (Departamento de Transportes Internos e Manutenção).
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Administração, por meio do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), pela equipe de Divisão de Sistemas, o software terá como objetivos controlar o uso de combustível, fiscalizar com mais afinco o uso da frota, exterminar possíveis viagens duplas, além de alertar quando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor está para vencer ou já vencida. O serviço, atualmente, é feito manualmente por cada Secretaria, mas agora, com o APP, passará a ser de maneira compartilhada e, futuramente, a informação se tornará púbica.
O App dispõe de relatórios de produtividade por usuários, uso simultâneo de veículos, consumo médio de combustível por carro e uso por destinação. De acordo com informações do DTI, a nova plataforma de controle dará à gestão o total de carros necessários e onde eles devem comparecer de acordo com as demandas.
“De 2017 pra cá, a nossa equipe vem engajada e implementando, cada vez mais, o uso da tecnologia no cotidiano dos servidores municipais. A agenda GovTech está sempre presente na Prefeitura, no uso de soluções de tecnologias para melhorar e tornar mais eficiente a administração pública. Essa novidade oferece gestão em tempo real e indicadores que podem contribuir com a tomada de decisões, por meio de relatórios diários e mensais de uso no portal da transparência, como mecanismo de controle social”, comentou o secretário municipal da Administração, Bruno Roza.
Para o prefeito em exercício de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, a medida inovadora vem ao encontro com a tecnologia dos dias atuais, onde se mostra necessária principalmente na hora de mostrar transparência dos serviços públicos a toda população.
“Aliar a tecnologia para dar mais transparência aos nossos serviços é, sem dúvida, uma ação muito importante nos dias de hoje. Afinal, todo mundo está cada vez mais conectado. A nova ferramenta trará um controle muito maior de nossa frota, visando à economia de combustível além de outros fatores. É mais um passo que a Prefeitura dá e o mais importante: a custo zero”, comentou o prefeito.
Vale ressaltar que, os servidores que atuarão com a nova ferramenta, receberão, nos próximos dias, treinamento e orientação numa ação conjunta do DTI e do DTIM.
Ferramentas tecnológicas em execução pela Prefeitura
Desde o começo do governo, a administração municipal está cada vez mais conectada. Um exemplo disso é o uso das tecnologias que vem sendo usada tanto pelos servidores, quanto pela população ararense. Confira os dados.
O uso da biometria para o controle de frequência dos servidores públicos municipal; holerite online; mapas de calor de mapeamento das ocorrências da Guarda Civil Municipal; aplicativo de serviços da Prefeitura, com mais de 4 mil downloads já realizados; wifi na Praça, com um ano de funcionamento e até agora com mais de 12 mil usuários e mais de 9 mil horas de uso e o Spark, uma ferramenta de comunicação que visa diminuir gastos com telefonia e que conta com mais de 300 usuários ativos.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.