Prefeitura derruba falsa-seringueira na Emei “Manoela Lacerda de Vergueiro” para evitar acidentes no bairro no Belvedere em Araras, SP

PUBLICIDADE

Corte foi recomendado pela Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil; troncos secos geram riscos de queda e acidentes.

A Prefeitura decidiu que vai derrubar uma falsa-seringueira (fícus benjamina) na Emei “Manoela Lacerda de Vergueiro”, situada no bairro Belvedere. O corte será necessário para evitar acidentes com pedestres e até com alunos da escola. A ação acontecerá na segunda-feira (21), a partir das 7h30.

A decisão pelo corte ocorreu após laudos da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Civil de Araras, comprovando o risco de acidentes com a queda de troncos. Como as aulas do ano letivo serão retomadas no próximo dia 4 de fevereiro, a Prefeitura optou em cortar a falsa-seringueira no dia 21 de janeiro, duas semanas antes.

Vários troncos da referida árvore já caíram dentro da escola e até na calçada, mas sem ocasionar nenhum acidente. A pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até o local e constatou os riscos de novas quedas.

“Por se tratar de espécie arbórea exótica inserido em área urbana, estando em área particular e fora de logradouro público, não há necessidade de autorização específica para poder realizar o corte ou supressão, cabendo apenas formalidades por parte da Secretaria de Meio Ambiente”, diz o relatório da Polícia Militar Ambiental.

Vários troncos da referida árvore já caíram dentro da escola e até na calçada

Com os laudos em mãos, o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Cerri Júnior, comunicou oficialmente nesta semana o corte ao Ministério Público e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“O risco de queda de troncos existe, então optamos em cortar essa árvore para evitar qualquer acidente, principalmente com os alunos da escola”, comentou o secretário Cerri.

A ação do corte na manhã de segunda-feira envolverá equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (corte), Secretaria Municipal de Segurança (Defesa Civil e Demutran) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT