Revitalização no Caio Prado trouxe várias melhorias para a escola, garantindo um ambiente agradável para a aprendizagem dos alunos; solenidade aconteceu no último sábado, reunindo autoridades locais e familiares da homenageada.
A Prefeitura de Araras realizou na manhã do último sábado (28) uma solenidade para desmembrar duas unidades rurais do município. A Escola do Caio Prado era integrada à Escola Municipal Eduardo Luz Salmazzo, enquanto que a Escola do Morro Grande era ligada à EMEF Francisco Salles Nogueira. Agora, essas duas unidades passam a ser denominadas como Emeief Professora Ana Maria Pinton Figueiredo – Unidade I Morro Grande e Unidade II Caio Prado, e ganham autonomia pedagógica.
A Emeief, que atende no período da manhã, atualmente conta com 60 alunos na unidade I e 22 alunos na unidade II, desde o maternal até o 5º ano. Os alunos são oriundos de fazendas, sítios e chácaras do município.
Presente na mesa diretora da cerimônia estavam o prefeito em exercício de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, a diretora da escola, Fernanda Peixoto, o filho da homenageada e patrona da unidade, Itacir Figueiredo Jr, e representando a Câmara Municipal de Araras, o vereador Romildo Borelli – Baiano da Farmácia.
Para a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, o momento foi de como se um filho órfão tivesse sendo acolhido. Afinal, agora as unidades contam com uma patrona, uma mãe. “Ganhamos uma família, e família requer proteção, reconhecimento, orgulho, amor e respeito. Investir em educação é investir no ser humano. É doar amor e contribuir para o futuro”, disse ela em seu discurso.
Já para o prefeito em exercício, Pedro Eliseu Sobrinho, este é mais um acontecimento importante para a nossa cidade, para a população ararense. “Além de entregarmos a obra, que acompanhei de perto, estamos fazendo uma homenagem muito justa à memória de Ana, que inclusive foi secretária de Educação da Prefeitura. O povo está alegre porque é mais um evento que coloca a educação de nosso município em primeiro lugar. A escola ficou maravilhosa, ganhou novos equipamentos e a comunidade merece mais esse investimento da nossa administração”, comentou ele.
Durante a solenidade, a Secretaria Municipal de Educação preparou algumas apresentações culturais, como a da contadora de histórias Emanuela, que levou ao público o conto “A casa feita de Sonhos”, de Ricardo Albert; e também das alunas e ex-alunas da Escola Morro Grande, que encenaram a peça “O Macaco Malandro”, inspirada na obra de Tatiane Berlink.
Fizeram parte também da cerimônia os secretários municipais Douglas Gonzaga (Comunicação), José Luiz Corte (Governo), Douglas Marcucci (Esporte), Celso Canassa (Obras Públicas), Élcio Rodrigues Júnior (presidente do TCA), José Carlos Martini Júnior (Jurídico), além do presidente em exercício da Câmara Municipal, Carlos Alberto Jacovetti.
Nova patrona das unidades
Ana Maria Pinton Figueiredo, que dá seu nome à escola, nasceu em Araras em 1945, filha de Dorival Pinton e Benildes Francisca Pinton. Casou-se com Itacir Figueiredo e teve quatro filhos: Itacir Júnior, Luiz Gustavo, Ana Carolina e Luiz Felipe.
Desde muito jovem sempre gostou da arte de ensinar. Foi professora no Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora) e na Escola Estadual Coronel Justiniano. Em 1969, ingressou no serviço público, na Secretaria da Promoção Social, onde ficou por 19 anos. Em 1987, por concurso, foi nomeada chefe de divisão de produção de alimentação escolar na Secretaria Municipal da Educação.
Em 1993 foi secretária municipal de Educação no governo de Pedro Eliseu Sobrinho, onde permaneceu até 1996, ano em que se aposentou. Ana Maria foi voluntária como coordenadora do Clube do Siri, na rede feminina de combate ao câncer Carmen Prudente. Em 2001 ela faleceu, aos 56 anos de idade.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.