Ansiedade, síndrome do pânico e depressão são os transtornos mais comuns; atendimento multidisciplinar é realizado nos CAPS.
A Prefeitura Municipal de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta sobre a conscientização e o tratamento dos transtornos mentais. De acordo com o Ambulatório da Saúde Mental Agnaldo Bianchini, os transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e depressão são os principais diagnósticos em Araras.
“Há alguns sinais que a população deve ficar atenta e procurar ajuda de psicólogos e psiquiatras: falta de apetite, insônia, hipersonia (sonolência excessiva), medos frequentes, dores de cabeça, falta de ar, perda de memória (sintoma que tem sido recorrente em pacientes que foram vitimas da Covid-19), dores pelo corpo constantes, uso abusivos de medicamentos, álcool e drogas, entre outros. Em janeiro deste ano, foi sancionada uma lei municipal visando à conscientização e tratamento dos transtornos mentais”, explicou Carla Camilo, psicóloga da Saúde Mental de Araras.
Leia também:
- Vereador Murilo Coghi vai ao D.E.R. em busca de recursos para asfaltar e/ou recapear importantes vicinais de Araras, SP
- Mulher que se relacionou com mendigo recebe alta e marido comemora: “Dias de luta”
- Remédio é o quarto item mais parcelado pelos consumidores brasileiros
Atendimento multidisciplinar
O atendimento multidisciplinar é realizado nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial):
– CAPS Infanto-Juvenil (crianças e adolescentes) – Rua Carlindo Pereira da Costa, s/nº, Vila Michelin (ao lado da APAE) – 3551-0277;
– CAPS II (maiores de 18 anos) – Av. Loreto, 1291, Jardim Campestre – 3544-5874;
– CAPS Álcool e outras drogas (adolescentes e adultos que fazem uso de álcool e outras drogas) – Av. Prof. Dirçon Kammer, 850, Jardim Alto da Colina – 3542-0905.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-2674 (Ambulatório da Saúde Mental Agnaldo Bianchini).