Prefeitura Municipal anuncia novas medidas emergenciais no combate ao coronavírus em Araras, SP

PUBLICIDADE

O anúncio ocorreu no próprio gabinete do prefeito, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, sem a presença de público, para evitar aglomeração de pessoas.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) em nova coletiva na manhã desse sábado (21), divulgou o conteúdo de um decreto em que constam as novas medidas do município contra a proliferação do Covid-19, o novo Coronavírus. Algumas das medidas trazem os anseios de grande parte da nossa população, com medidas restritivas ao comércio e evitando a aglomeração de pessoas.

Segue abaixo os principais pontos do novo decreto que será publicado ainda hoje: Suspensão de atividades de: academias, clubes, escolas, clubes de lazer, comércios em geral, funcionamento de bares, restaurantes, carrinhos de lanches e pasteis e lojas de conveniência (No entanto, vão poder realizar serviços internos para atendimento de serviço de delivery e entrega dos produtos); Estão excluídos os estabelecimentos: farmácias, supermercados, postos de gasolina, quitandas, padarias, gás e água, petshops e clínicas veterinárias, bem como demais comércios essenciais à população (Porém, trabalharão com restrições no atendimento ao público, recomendando apenas a entrada de 01 integrante de cada família dentro dos estabelecimentos, além de reforçar as medidas de higiene); Transporte coletivo: redução de 50% dos veículos e bloqueio da gratuidade dos cartões de alunos da rede municipal e estadual de ensino e de integrantes de membros do grupo de risco – pessoas com mais de 60 anos; Bancos: manterão os atendimentos, desde que intensifiquem os materiais de higiene, e a realização de limpeza nos locais; Ficam proibidos hotéis e congêneres de receber novos hóspedes; Fica também, vedada, a realização que qualquer evento privado, mesmo que em área aberta, de casamentos, aniversários, churrascos, missas, cultos, dentre outros; Quem descumprir os pontos elencados pelo decreto ficarão suscetíveis às punições do Código de Posturas do Município de Araras, bem como demais legislações municipais, estaduais e federais (A fiscalização será feita pelas equipes da Fiscalização Urbana, PROCON e Vigilância Sanitária, aliados com a Guarda Municipal e Polícia Militar).

O anúncio ocorreu no próprio gabinete do prefeito, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, sem a presença de público, para evitar aglomeração de pessoas. Participaram do anúncio o prefeito Junior Franco, o vice-prefeito e presidente do Saema, Carleto Denardi, o secretário da Saúde, Itacil Luiz Zurita Filho, e o secretário de Governo, Felipe Castro. Assista ao vídeo:

O município ainda não tem nenhum caso positivo do coronavírus registrado – até quinta-feira (19) eram 6 casos suspeitos aguardando o resultado. Entretanto, a tendência é que a doença se espalhe pelo interior paulista, pelo fato de São Paulo ser o Estado com o maior número de casos no Brasil.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está atuando diretamente com ações emergenciais, com destaque para a instalação de seis unidades de atendimento emergencial (unidades sentinelas), sendo quatro espalhadas nas diferentes regiões da cidade, a partir de segunda-feira (23), e outras duas montadas próximas à Santa Casa e à UPA 24, a partir deste sábado (21).

Outra recomendação da Prefeitura, neste momento, é que as pessoas passem a cumprir o isolamento domiciliar, ou seja, evitar circulação nas ruas. “Temos que entender a gravidade do momento. Peço a todos que tenham consciência e evitem ao máximo sair de casa, até mesmo praticar esportes em locais públicos, seja na academia ou nas praças ou parques da cidade”, comentou o prefeito.

“Estamos preocupados com a possibilidade do aumento de casos da doença no Brasil e temos que fazer nossa parte, aqui em Araras. A melhor recomendação é o isolamento domiciliar e evitar contato com pessoas que tenham algum sintoma”, sugeriu o prefeito Junior Franco.

O conteúdo do Decreto Municipal foi elaborado pelo Comitê Governamental de Crise do Covid-19, sob comando do prefeito Júnior Franco, juntamente com toda equipe jurídica da Prefeitura, da Procuradoria Geral do Município e teve o apoio do Ministério Público de Araras.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT