Prefeitura Municipal reforça ações de combate à dengue em Araras, SP

PUBLICIDADE

Calor e chuvas propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença; setor de Combate a Endemias está intensificando trabalhos de combate ao mosquito.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) está intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue e de doenças como febre amarela, zika e chikungunya.

O setor de Combate a Endemias, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a 1ª avaliação de densidade larvária deste ano, com coletas de larvas para avaliação de risco de infestação no município. Além disso, o setor também está intensificando as vistorias em imóveis, principalmente, em pontos estratégicos da cidade.

E a colaboração da população também é fundamental na luta contra o mosquito. “É importante que a população se atente para não deixar água armazenada em locais que possam se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Nas visitas que estamos realizando, muitas larvas estão sendo encontradas nas residências, o que tem nos deixado muito preocupados”, explicou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.         

De acordo com ela, a mesma regra vale para o descarte de entulho, que está proibido em janeiro, mas retorna no mês que vem. “Até na hora de descartar o entulho, as pessoas devem ficar atentas, para não deixar possíveis criadouros expostos. São pequenas atitudes que evitam a transmissão da doença”, ressaltou.

Até o momento, cinco casos de dengue foram confirmados em Araras este ano e outros 13 pacientes aguardam resultado de exames para diagnóstico. Em 2019, 652 casos foram confirmados, sendo 618 autóctones (com transmissão em Araras) e 34 importados.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT