Atividades incluem teatro, reflexão, discussão, esclarecimento de dúvidas e apresentações de vídeo.
Em virtude da Lei 13.798 de 03 de Janeiro de 2019, que institui a Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente e, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, a Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação estão realizando uma semana de ações para os alunos da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini. Iniciadas na última segunda-feira (4), as atividades seguem até sexta-feira (8).
De acordo com informações da enfermeira responsável pela organização da ação, Juliana Martins Teixeira Mendes, as ações incluem apresentação de teatro sobre as consequências de uma gestação precoce; reflexão sobre o teatro com a participação de enfermeiros e psicóloga; discussão sobre métodos contraceptivos; momento para esclarecimento de dúvidas; roda de conversa sobre o tema e apresentação de vídeo.
“Participam conosco dessas atividades as Equipes de Saúde da Família da região leste, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, e também temos uma parceria com os agentes de controle de endemias no teatro, além disso, contamos também com duas psicólogas que estão acompanhando essas atividades e que conduzem essas ações junto ao grupo de adolescentes”, explica Juliana.
Segundo relatórios de 2018 das organizações da saúde (UNICEF/UNFPA), a taxa brasileira de gravidez na adolescência é de 68,4 nascimentos para cada 1.000 adolescentes. Esse número coloca o Brasil acima da média latino-americana e caribenha, que registram a segunda maior taxa de gravidez na adolescência, perdendo apenas para a África.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522 – Ramal 212.
