“Primavera dos Museus” segue até domingo na Casa da Memória em Araras, SP

DCIM100MEDIADJI_0044.JPG
PUBLICIDADE

Durante o evento, local funciona em horário estendido até as 20h; programação inclui visitas técnicas, exibição de filmes e debates.

A Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho funciona em horário especial esta semana, com ações que integram o movimento “Primavera dos Museus”. Organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento começou nesta segunda-feira (23) e segue até domingo (29), para promover, divulgar e valorizar os museus do país, aumentar o público visitante e intensificar a relação das instituições com a sociedade.

Durante a semana, o local estará aberto das 9h às 20h – normalmente, o funcionamento é até as 16h30 – para receber visitantes que podem agendar visitas monitoradas, participar de exibição de filmes e debates sobre a importância da preservação da memória histórica.

O tema do evento deste ano é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, que irá permitir a exploração dos aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Essa é a primeira vez que a Casa da Memória participa dessa mobilização.

“Trazer a Primavera dos Museus para o nosso município é uma oportunidade de fidelizar e tornar mais frequente a presença do público na Casa da Memória”, explicou Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do Educativo da Casa da Memória.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, além da fidelização dos ararenses à Casa da Memória, o evento é uma maneira de preservar e divulgar as memórias do município. “A participação da Casa da Memória na 13ª Primavera de Museus nos coloca entre os grandes equipamentos culturais do Brasil, garantindo, assim, a preservação e divulgação da nossa história, para a coletividade. Eventos como esse estimulam a população ararense a conhecer mais ainda sobre os seus bens culturais”, comentou.

Agendamento de visitas monitoradas deve ser feito antecipadamente pelos telefones 3542-7602 e 3544-8156.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT