Cidade será Polo do Programa da Padaria Artesanal
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve presente na manhã de hoje, na cidade de Limeira, para a assinatura de convênios e protocolos de intenções de 116 municípios das regiões de Itupeva, Sorocaba e Campinas. A parceria entre o Fundo Social e os municípios, possibilitará a execução no interior do Estado dos projetos da Escola de Qualificação Profissional, entre eles, as Escolas de Moda, Beleza, Construção Civil e Padaria Artesanal, além do projeto da Horta Educativa, voltado para crianças.
O prefeito Pedrinho Eliseu e a primeira-dama, Gabi Eliseu, assinaram o convênio da Padaria Artesanal com a presidente do FUSSESP, Lu Alckmin. A secretária de Ação e Inclusão Social e a vereadora, Anete dos Santos Casagrande, acompanharam o casal durante o evento.
Pedrinho Eliseu destacou que a cidade será Polo do Programa e também atenderá pessoas da região, mas ressalta que a prioridade é a mulher ararense.
“Estes cursos são voltados principalmente para pessoas desempregadas. Por meio dessas parcerias, milhares de pessoas no interior do estado terão acesso à qualificação”, comentou Lu Alckmin. Desde 2011, mais de 172 mil pessoas foram qualificadas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado e mais de 5.000 convênios foram assinados.
Padaria Artesanal – qualifica profissionais e capacita agentes multiplicadores na produção de 10 (dez) tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.
São eles:
– Pão de Maçã
– Rosca Estrela
– Pão de cenoura com recheio de Goiabada
– Pão de Mandioca com Azeitonas
– Pão de Batata com recheio de catupiry
– Pretzel
– Pão de ervas
– Pão caseiro com frios
– Pão de forma tradicional
– Pão de forma integral
Público-alvo
São destinados às pessoas com mais de 16 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. São feitos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO, que disponibiliza o corpo técnico e metodologia.
Benefícios: material didático; uniforme; alimentação; Kit Padaria Artesanal (o kit é doado apenas para entidades e Fundos Municipais de acordo com parecer favorável da equipe técnica do FUSSESP, após os mesmos terem encaminhado, no mínimo, duas pessoas para serem capacitadas.
Requisitos: carteira de identidade
Kit Padaria Artesanal:
– 01 forno em aço inox a gás
– 01 mesa em aço inox
– 08 assadeiras
– 01 liquidificador industrial
O Projeto “Polos Regionais da Padaria Artesanal”, irá funcionar no CEU “José Olavo Paganotti”, no bairro José Ometto. A meta é a qualificação profissional e a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, na área de panificação, com vista à geração de renda e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. As aulas serão oferecidas gratuitamente à população e em breve serão divulgadas as datas para as inscrições e mais detalhes sobre os cursos. Serão, no mínimo, 120 vagas paras todos os cursos do Projeto. O FUSSESP disponibilizará camiseta e avental padronizado para cada aluno, além da mídia com as apostilas.