Paciente possuía a Influenza A, subtipo mais comum da doença. Morte ocorreu em 3 de junho.
A Secretaria de Saúde de Limeira (SP) confirmou nesta terça-feira (18) a primeira morte por gripe em 2019. A vítima é um homem de 18 anos que faleceu em 3 de junho. Segundo a pasta, ele contraiu Influenza A, subtipo mais comum da doença e que não é imunizado pela vacina oferecida na Campanha Nacional deste ano.
O paciente foi internado em 2 de junho na Santa Casa de Limeira, mas morreu no dia seguinte após complicações. “Durante a necropsia realizada pelo Serviço de Verificação de Óbito da prefeitura, no próprio dia 3, foi constatada a causa da morte por insuficiência respiratória aguda”, informou a pasta.
No entanto, exames encaminhados para análise identificaram o vírus Influenza A. O resultado do exame chegou para a prefeitura no dia 14 de junho. O bairro onde o homem morava não foi informado pela secretaria.
A vacina distribuída neste ano aos municípios pelo Ministério da Saúde imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação gratuita nos postos de saúde continua e está disponível para toda população.
O município confirmou quatro casos de gripe em 2019. Dois deles são de Influenza A, sendo o homem de 58 anos que morreu e uma bebê de 2 meses, que passa bem.
Outro caso é de uma mulher de 65 anos que contraiu H1N1. Ele não se vacinou, já teve alta e está bem. Por fim, um caso de Influenza B em uma mulher de 55 anos, não vacinada, que também passa bem.
Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!
