Segundo a entidade, criminosos se passam por coordenadora do Procon e pedem pagamento de falsa pendência via depósito em conta bancária.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Sumaré (SP) emitiu, nesta terça-feira (17), um alerta para um golpe que passou a ser aplicado aos moradores da cidade na última semana. Segundo a divulgação, criminosos entram em contato com consumidores por telefone e alegam que estes precisam quitar uma suposta dívida através de depósito bancário.
De acordo com o comunicado do Procon, os golpistas estariam se identificando como “Dra. Ana Paula Resende”, coordenadora da entidade. A funcionária, no entanto, não existe. O golpista informa ao consumidor que, caso não efetue o pagamento, este terá o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Após a falsa explicação, o número de uma conta bancária é indicado para que o morador deposite a quantia determinada pelo falso funcionário.
Denúncia
O Procon não divulgou um número exato de pessoas que caíram no golpe, mas afirmou que muitos moradores têm entrado em contato com a instituição para denunciar o caso.
No comunicado divulgado pelo Procon, o órgão explica que os verdadeiros funcionários são uniformizados e portam credenciais, e que não há possibilidade de cobrarem dívidas pelo método utilizado pelos golpistas.
O Procon esclarece, ainda, que se os consumidores ou comerciantes forem abordados pessoalmente ou via telefone por alguém se passando por um funcionário, devem registrar a ocorrência na delegacia e informar o órgão pelos telefones (19) 3873 8856 ou (19) 3873 8857.