Ambulatório é o único da região que trata de problemas em decorrência do excesso de peso.
A procura por atendimento aumentou 38,5% no ambulatório de obesidade de Araras (SP) em 2019 em relação a 2018. No ano passado foram atendidos 277 pacientes, contra 200 no ano anterior.
O ambulatório é o único da região que trata de problemas em decorrência do excesso de peso. No local, há acompanhamento gratuito para pacientes que querem se candidatar para fazer a cirurgia bariátrica, acompanhamento do pós-operatório e suporte a pacientes que desejam melhorar sua qualidade de vida.
“Nosso objetivo é melhoria da qualidade de vida, mudança de hábitos alimentares, tratar a parte emocional – porque muito da obesidade é causada por disfunções emocionais – e, se houver indicação, encaminhar para a cirurgia”, explicou a enfermeira Tatiane Maria Rodrigues Leite Ghirardello.
Cirurgia bariátrica
O ambulatório de obesidade tem parceria com a clínica de Piracicaba para a realização de cirurgias bariátricas, mas o paciente só é encaminhado quando se enquadra dentro dos pré-requisitos.
“As pessoas têm uma ideia equivocada de que a bariátrica é a solução para os problemas. Ela resolve sim, mas desde que o paciente esteja preparado para ser submetido a ela, não adianta passar por cirurgia, emagrecer e não estar emocionalmente preparado”, disse Tatiane.
Em três anos, o ambulatório atendeu 994 pessoas, das quais 54 foram encaminhadas para a cirurgia.
Encaminhamento para o ambulatório
Os encaminhamentos para o ambulatório devem ser feitos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os pacientes devem ter:
- obesidade grau 2 (índice de massa corpórea – IMC entre 35 e 39.9 kg/m2) com algum problema em decorrência da gordura, como diabetes ou pressão alta
- obesidade grau 3, conhecida como obesidade mórbida, mesmo que não tenha problemas de saúde decorrentes do excesso de peso.
O ambulatório de obesidade de Araras fica na UBS Dr. Emerson Mercatelli, que fica na rua Anibal Lopes da Silva, s/n, no bairro Bosque de Versalhes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3547-9609.