Docente também realizou exames no IML nesta segunda-feira (19). Discussão por uso de drogas seguida por agressão aconteceu na sexta (16) dentro de escola estadual da cidade.
Por G1 Piracicaba e Região
Um professor de educação física da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Cosentino, na Vila Sônia, em Piracicaba (SP), registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (19) contra o aluno que o agrediu com um pedaço de pau na última sexta (16). Ele também realizou exames no Instituto Médico Legal (IML).
O professor disse que o aluno que o agrediu estava nervoso porque havia sido expulso da sala de aula de outra docente.
“Ele forçou o portão, chegou a arrancar o portão do trinco mesmo com cadeado, pulou o muro, foi até a casa dele, trocou de roupa, de camiseta e voltou com um pedaço de madeira”, explica o professor agredido.
O adolescente de 17 anos discutiu com o professor por conta de uso de drogas. “Eu cheiro, eu fumo crack. Dependo do seu dinheiro? Não dependo porque eu faço o meu ‘corre’. Eu uso droga com o meu dinheiro”, disse o jovem durante a discussão.
Os ferimentos só não foram piores porque o professor conseguiu se proteger com o braço. “Provavelmente eu estaria em um hospital internado em coma”, conta.
Autoridade
De acordo com a Diretoria Regional de Ensino, o Conselho Tutelar está acompanhando o caso e os responsáveis pelo estudante já foram acionados. Agora, a direção deve se reunir para definir as medidas que serão tomadas contra a atitude do agressor.
A presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha, esteve na escola nesta segunda para saber mais informações sobre o caso.
“A gente não pode deixar isso se naturalizar. A gente precisa da presença dos pais nas escolas. Nós precisamos discutir mais com os pais. O professor precisa ser apoiado na sua autoridade”, disse a presidente.
“É duro […] de repente, o seu aluno da escola, onde você já foi aluno, te levantar a mão, te empurrar, te jogar contra a grade e, às vezes, chegar até a invadir a escola com um pedaço de madeira e dar uma paulada no próprio professor”, lamentou o docente agredido.
Agressão
O caso aconteceu na última sexta. Nas imagens, registradas por alunos que acompanhavam a discussão, é possível ver o momento que a briga fica mais tensa, até que o aluno agride o professor. Ele acabou com ferimentos na cabeça e no braço.