Professora dá dicas para melhor desempenho no Enem 2017

PUBLICIDADE

Nossa reportagem conversou com a professora Telma Piccin, do Colégio Liceu Anglo Araras (SP)

Faltam menos de 30 dias para um dos exames mais esperados pelos alunos do ensino médio. Nos dias 5 e 12 de novembro acontecem as provas do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação, que é dividida em dois dias, necessita de uma preparação que vai além do conhecimento e também do mental e físico, já que ao todo, são quase dez horas de duração.

Sabendo das dificuldades e curiosidades que alguns alunos de Araras (SP) têm sobre a realização do exame, a nossa reportagem conversou com a professora Telma Piccin, do Colégio Liceu Anglo Araras – instituição na qual obteve o melhor desempenho por escolas na edição de 2015 do Enem na cidade – sobre dicas para um melhor desempenho no exame.

Diferente das edições anteriores, as provas deste ano serão aplicadas em dois domingos (5 e 12) do próximo mês e, segundo a docente, esta mudança pode ajudar o candidato no desempenho da avaliação. “Eu acredito que essa separação em duas etapas vai dar mais tempo hábil para o aluno conseguir responder as questões, dando a ele mais tranquilidade. Outro ponto positivo: se foi mal na primeira prova, ele terá um prazo maior pra se preparar e ter um melhor desempenho na segunda avaliação”, destacou.

Já para as questões das disciplinas que cairão no exame, Telma recomenda que o aluno tenha muita atenção ao respondê-las. “O enunciado das questões da prova é extenso e com isso exige muita atenção do aluno. Se o candidato não está entendendo a questão recomendo que não perca muito tempo com aquela pergunta que gerou dúvida, pois isso pode ‘cansar’ o raciocínio. Então o correto é pular esta questão e seguir para outra, deixando-a para resolver depois”, ressaltou.

Por fim, em redação, a professora deu dicas para o desenvolvimento do texto. “Sugiro que leia com muita atenção o tema, procurar não fugir dele e seguir as técnicas de uma redação dissertativa”, salientou. “E o mais importante de tudo: tomar cuidado com os posicionamentos, pois, dependendo do tema da redação, se o aluno abordar o assunto de uma forma muito polêmica ele pode perder uma pontuação muito grande”, concluiu a professora.

No primeiro dia de prova, os candidatos terão cinco horas e meia para fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, serão quatro horas e meia para as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: Opinião Jornal

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT