Profissão influencer: setor que mais cresce oferece muitas oportunidades

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A internet se tornou o principal meio de comunicação da geração e está cada vez mais cheia de recursos para diversas áreas.

Hoje em dia, sempre que precisamos comprar algo, é inevitável não buscar por reviews para saber se aquele item vale mesmo a pena. Isso quando não somos convencidos a conhecer uma marca por aquele perfil carismático que seguimos no Instagram. É claro que estamos falando da profissão mais falada da década, o Digital Influencer.

A internet se tornou o principal meio de comunicação da geração e está cada vez mais cheia de recursos para diversas áreas. E quando se trata de redes sociais, esse é o cenário principal de atuação desses profissionais responsáveis por influenciar o público criando conteúdo diariamente em seus perfis.

Provavelmente, em algum momento você já deve ter se sentido curioso sobre como funciona essa área que é considerada como a profissão do futuro, repleta de nomes famosos como do comediante Whindersson Nunes e da maquiadora Bianca Andrade.

Por isso, nesse artigo você poderá conferir um resumo completo sobre a profissão influencer.

Digital Influencer: O que é?

O influenciador digital é definido popularmente como um formador de opinião responsável por testar produtos, recomendar serviços e interagir com sua audiência de forma a influenciar aquele público através de seu nicho de mercado. De bônus, o influenciador consegue ganhar relevância na web e monetizar seu perfil, além de atrair oportunidades de parceria.

Entretanto, o profissional influencer precisa ter simpatia, buscando conquistar seu público através da frequência de conteúdo que gera proximidade com o usuário, além de lançar diversas tendências nos setores da moda, beleza e entretenimento, inspirando os seguidores a desejarem ter aquela roupa ou simplesmente visitar um lugar em que estiveram.

Digital Influencer: como funciona o mercado?

O marketing de influência é mais antigo do que imaginamos. No Brasil, por exemplo, não precisamos pensar muito para lembrar qual a marca de leite condensado mais famosa do país. Logo nos vem à mente a lata do leite moça, conhecida por todo o país pela figura feminina que ilustra a embalagem. 

Fácil de assimilar, não é?

Antigamente o mercado de influência utilizava a imagem de celebridades, atletas e referências famosas para vender seus produtos, através da autoridade e credibilidade que aquelas pessoas transmitiam ao público, justamente por serem tão conhecidas. Afinal, ninguém duvidaria da procedência de um produto recomendado por um grande nome da indústria.  

Portanto, no cenário atual as empresas resolveram mudar o foco e buscar por influenciadores digitais. O motivo não é segredo, pois o potencial de influência que esses profissionais possuem é admirável e logo as marcas ficam interessadas em conseguir captar mais clientes através de uma opinião positiva.   

Quanto ganham?

Uma das maiores curiosidades sobre o cenário de influencers é descobrir quanto ganham por suas publicações e vídeos. A resposta para essa questão depende de qual canal o influencer utiliza para interagir com o seu público.

 O Instagram, por exemplo, não remunera os usuários pelo engajamento e seguidores que recebem na plataforma. Porém, o Youtube é famoso por monetizar os vídeos dos criadores de conteúdo principalmente através de anúncios exibidos. 

Os influencers que atuam no Instagram, geralmente desenvolvem estratégias de publicidade, buscando fechar uma parceria com marcas que paguem por posts patrocinados em seus perfis. O valor geralmente é de acordo com o retorno que aquele influencer é capaz de oferecer.

Quais as vantagens em ser um influenciador digital?

Ser um influenciador digital possui algumas vantagens bastante interessantes, principalmente para quem curte trabalhar por conta própria.

Oportunidades diversas: influenciadores possuem um leque de oportunidades como diversas formas de parcerias com marcas, serviços e outros influencers. Uma ótima alternativa para quem curte aumentar o networking.

Controle da própria agenda: você será o principal responsável por programar seus prazos, metas e objetivos com relação ao conteúdo que produz.

Liberdade editorial: Outra vantagem de ser influenciador digital é poder contar com diversos recursos para produzir um conteúdo bacana sem pressão, podendo analisar tendências e decidir quais vão ser os temas das postagens.

Expediente flexível: os influencers geralmente possuem uma rotina mais livre, sem horário definido. O que acaba permitindo que você seja mais livre para decidir como será a sua rotina de trabalho.

As vantagens de ser influenciador digital só aumentam a cada novo recurso das redes sociais, principalmente por permitir que a pessoa trabalhe utilizando o potencial do carisma para conquistar uma audiência fiel e engajada com cada conteúdo criado. 

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