Programa Bom Prato auxilia no resgate à cidadania de usuários

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Desde 2011, iniciativa do Governo de SP praticamente dobrou o número de pessoas atendidas diariamente em todo o Estado.

Com 53 unidades em funcionamento no território paulista, a rede de restaurantes Bom Prato serve mais de 86 mil refeições por dia. Além do cardápio de qualidade, saudável e com alto valor nutritivo, uma das características de maior destaque do programa é resgatar a cidadania dos frequentadores.

“Nosso principal desafio é fazer com que todos fiquem satisfeitos com o atendimento e a alimentação. É um desafio diário, com alcance e benefícios muito grandes. Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, explica a diretora da rede de restaurantes Bom Prato, Thêmis Kleiber.

De acordo com a gestora, a capacidade de atendimento foi ampliada nos últimos anos. “Até 2010, contávamos com 32 unidades. Foram 21 pontos inaugurados entre 2011 e 2018. Praticamente dobramos o número de pessoas atendidas nesse período, durante a administração do governador Geraldo Alckmin”, acrescenta.

Qualidade

O almoço tem custo de R$ 1,00. A refeição, balanceada, possui 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa. O subsídio governamental é de R$ 4,19 para adultos e de R$ 5,19 para crianças com até seis anos, que contam com gratuidade.

Além disso, no café da manhã, implantado em 2011 em todas as unidades, são oferecidos leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. O cardápio, de 400 calorias, em média, custa R$ 0,50.

“A alimentação tem elevado valor nutritivo e procuramos parcerias que buscam os melhores preços. A comida também é uma forma de acolhimento e socialização”, afirma Rita Dalmaso, coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, pasta responsável pelo programa Bom Prato.

A coordenadora destaca que a iniciativa, criada no ano 2000, é bem avaliada pelos gestores públicos. “Recebemos, inclusive, delegações de outros estados e países. Além disso, os cidadãos reconhecem o trabalho das nossas equipes”, ressalta.


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