Psicóloga ocupa a Tribuna Livre da Câmara Municipal e fala sobre o “Setembro Amarelo” mês dedicado a valorização da vida em Araras, SP

PUBLICIDADE

 

A Psicóloga Nayara Santos fez uso da Tribuna Livre da Câmara, na última segunda-feira (2), durante a 31ª sessão ordinária e fez um breve relato sobre a história do “Setembro Amarelo”, mostrou estatísticas, destacou os fatores de risco e de proteção e ponderou a importância de se falar sobre o tema.

No próximo dia 10 de setembro, em todo o planeta, são realizadas ações de conscientização para prevenção do suicídio. Em Araras, o mês de setembro inteiro será dedicado a realizações de inúmeras atividades abertas e livres para a população sobre saúde mental e a importância do seu cuidado.

A participação de Nayara na Tribuna Livre da Câmara, foi a abertura da Campanha “Setembro Amarelo”, no município, já que desde 2017 há uma lei aprovada de autoria do ex-vereador Francisco Nucci Neto e da parlamentar Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araras, a campanha de conscientização ao suicídio e a valorização da vida. O vereador Felipe Dezotti Beloto (PR), que assumiu o mandato na vaga de Nucci, que faleceu vítima de câncer em abril deste ano, vem contribuindo com a organização das atividades sobre o tema.

Na Tribuna Livre, Nayara Santos abordou os fatores protetivos e de risco ao suicídio, falou da importância de se conversar sobre o tema e mostrou estatísticas de casos em Araras e no Brasil. Por ano, segundo dados divulgados no ano passado pela OMS – Organização Mundial da Saúde -, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo.

Segundo Nayara, o suicídio é a segunda maior causa de mortes em todo o mundo e a quarta maior no Brasil, ficando atrás de violência e acidente de trânsito. No ranking dos países que possuem mais casos, o Brasil ocupa a oitava posição.

DE 2011 a 2016 foram 62.804 casos de suicídio no Brasil, sendo 79% homens e 21% mulheres. “Pelas estatísticas, as mulheres morrem menos por suicídio, porém tentam mais. Os homens acabam consumando o ato no primeiro momento, sendo o enforcamento o maior índice de suicídio”, comenta Nayara.

De acordo com os números oficiais divulgados pela Polícia Militar, em Araras, neste ano de 2019, foram 30 tentativas de suicídio e quatro casos consumados.

A Psicóloga Nayara Santos finalizou o discurso explicando como ajudar uma pessoa que pensa em cometer o suicídio. “Sugiro fazer contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida – no telefone 188 e se o risco for eminente acione o SAMU ou procure os centros de atendimento de emergência”, finaliza.

Programação de atividades do “Setembro Amarelo” em Araras 
Dias 9, 16, 23 e 30 – das 8h às 11h – Caminhada pela Vida no Parque Ecológico. Lian Gong (ginástica oriental) e bate papo sobre Qualidade de Vida com Sílvia Regina de O. Mattos – psicóloga – e Luciano Sanchez de Godói – enfermeiro.
De 9 a 12
Roda de Conversa com alunos do 6º a 9º anos das Escolas Municipais.
Tema: Tolerância e Frustração – Estratégias de Enfrentamento. Psicólogos responsáveis pelos eventos da Educação: Marcus Vinicius Correa, Daiene Marcela Rigotto, Maria Camila Maselli e Maria Laura França.

Dias 9 e 10
Conversa com professores (HTPC). Tema: Repertório para Acolhimento.

Dia 10 – às 19h
Valorização da Vida – Palestra na Câmara Municipal
Dr.ª Eliza Piazzetta Carniato – psiquiatra da rede pública – e Ana Paula Rodrigues da Rocha – psicóloga.

Dia 13
Café com a Comunidade – Escolas Municipais de 6º a 9º anos.
Temas: Importância da Família, Olhar para os filhos, O que é Comunidade?, Afeto, Qualidade do Tempo.

De 11 a 13 – das 9h às 12h e das 14h às 17h
Escutas comunitárias – abordagens de conscientização, por estudantes de psicologia da Uniararas

De 2 a 30
Interação entre alunos de escolas particulares e integrantes do Interact – Amigos do Bem.

Dia 14 – às 9h
Ação e Inclusão social- Sua Vida tem Valor Cras e Creas Acolhe Você. Acolhimento dos técnicos dos equipamentos.
Local: Praça Barão

Dia 14 – às 14h
– Cine Pipoca de Valorização da Vida
Filme: Ensina-me a Viver e roda de conversa com as psicólogas: Elaine Reis e Nayara Santos.
Local: Aehda Araras – Avenida Renata Crespi Prado, 185, Belvedere.
Reserva antecipada de lugares: (19) 97102-2203 com Nayara.

De 16 a 20 – das 8h às 12h
Roda de Conversa com usuários e Familiares sobre Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida
Local: Caps AD

Dia 24 – das 8h às 12h
Roda de Conversa com usuários e Familiares sobre Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida
Local: Caps 2

Dia 27 – das 13h às 16h
Sobre Viver – Capacitação dos profissionais de Saúde da Rede Pública, com os psicólogos Carla Camillo e Vinicius Viana Barretti
Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

Plantão psicológico gratuito – Praça Barão de Araras
07/09 – Manhã e tarde
08/09 – Manhã
10/09 – Manhã
15/09 – Manhã
17/09 – Manhã
21/09 – Manhã e tarde
22/09 – Manhã e tarde
28/09 – Manhã

Com informações: Nilsinho Zanchetta – Diretor de Comunicação da CMA

VEJA MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT