Decreto foi publicado no Diário Oficial para oficializar medida a partir desta segunda-feira (5). Segundo a prefeitura, o uso será obrigatório e a ação tem o objetivo de evitar o aumento das contaminações pela doença na cidade.
A prefeitura municipal de Iacanga (SP) publicou um decreto no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (5) para oficializar a obrigatoriedade do uso de pulseiras para identificar as pessoas registradas como casos suspeitos e positivos de Covid-19 na cidade.
A decisão tem o objetivo de inibir a circulação de pessoas com o vírus e também sob suspeita para evitar o aumento de casos no município. São duas pulseiras de cores diferentes. Sendo a vermelha destinada aos pacientes positivos e a laranja aos casos suspeitos de coronavírus.
Segundo a prefeitura, se as pessoas nessas condições forem flagradas violando o isolamento social ou se as pulseiras forem retiradas ou rompidas, mediante prova fotográfica, o paciente será multado em R$ 300. Caso alguém descumpra a nova regra, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia através do telefone (14) 99631-7627.
A secretária municipal de Saúde, Lara Fanti de Souza, explica que a medida foi tomada após a pasta receber muitas denúncias de que pessoas contaminadas com a Covid-19 ou com suspeita da doença estariam circulando normalmente pela cidade. “Estamos tomando essa atitude porque já tivemos diversas denúncias que pessoas com Covid-19 e suspeitos circularam normalmente pelas ruas, sem responsabilidade nenhuma e transmitindo o vírus. Agora, essas pulseiras vão inibir a circulação de pessoas positivadas e suspeitas”, explica.
As pulseiras podem ser retiradas apenas pelo médico responsável, no momento em que o paciente receber alta. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Iacanga)