Quadrilha de tráfico internacional de drogas é presa pela Polícia Militar na zona leste de SP

PUBLICIDADE

Entorpecentes seriam transportados até a África do Sul por um paraguaio que já tinha ingerido 88 cápsulas de cocaína

A Polícia Militar deteve cinco integrantes de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, no bairro de Cangaíba, zona leste da Capital. Um dos presos havia ingerido 88 cápsulas de cocaína.

Durante patrulhamento, uma equipe da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) recebeu informações repassadas ao Disque Denúncia (181). O comunicado dizia que nigerianos estavam embalando e ingerindo entorpecentes para exportá-los.

No local indicado, os policiais flagraram um homem saindo da casa apontada pela denúncia. O tanzaniano, de 47 anos, tentou correr ao perceber a aproximação da viatura, mas foi detido.

Com ele, foram encontrados mais de 4 mil dólares e R$ 745,00. O homem disse que o dinheiro era renda de seu trabalho e que a residência de onde saiu pertencia a um amigo.

No imóvel, os PMs encontraram um nigeriano, de 56 anos, que correu para os fundos da casa e jogou no telhado um aparelho celular.

Após ser abordado, o nigeriano confirmou aos policiais que usava a casa para embalar entorpecentes, que seriam ingeridos por outra pessoa que os exportariam até a Cidade do Cabo, na África do Sul.

Apreensões

Em revista à residência, os PMs encontraram, embaixo da escada que dá acesso ao piso superior, uma mala com 12 cápsulas de cocaína. Já em um guarda-roupa, estavam mais seis de porções de maconha.

Também foram localizadas diversas moedas estrangeiras – 1 mil francos CFA (moeda de países africanos), 1,5 mil nairas (dinheiro da Nigéria), mais de 1,5 mil rupias indianas, 100 mil dobras são-tomenses (moeda de São Tomé e Príncipe), 20 mil guaranis paraguaios, 2 mil pesos, além de mais 402 reais.

Um paraguaio, de 47 anos, que estava na casa, começou a passar mal e acabou revelando aos policiais militares ter ingerido, desde a noite de segunda-feira (11), 88 comprimidos de cocaína.

O paraguaio foi levado ao Pronto Socorro Ermelino Matarazzo, onde permanece em observação. Ele ainda assumiu já ter transportado, há quatro anos, 1 quilo de pasta base de cocaína, no estômago, para Joanesburgo, na África do Sul.

Dois filhos do nigeriano, de 20 e 23 anos, também de mesma nacionalidade, estavam na residência e foram presos. Na delegacia, eles disseram não saber nada saber sobre as atividades irregulares do pai.

Além das drogas, também foram apreendidas duas balanças de precisão, que estavam na cozinha, e mais oito aparelhos celulares.

Todos os envolvidos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação. O caso foi registrado no 24° Distrito Policial (Ponte Rasa).

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT