Quais carros não pagam IPVA 2022?

PUBLICIDADE

A isenção mais geral é para carros de determinada idade, o que significa que o seu automóvel mais velho pode receber esse benefício.

Você sabe quais carros não pagam IPVA 2022? Talvez o seu automóvel atual se qualifique a não pagar o imposto. Afinal de contas, existem vários casos de isenção desse tributo nos estados brasileiros, cada um direcionado a diferentes cenários e contexto. A isenção mais geral é para carros de determinada idade, o que significa que o seu automóvel mais velho pode receber esse benefício.

Atualmente, o Brasil vive um período em que a frota de carros nas ruas está mais velha do que nunca: a média de idade dos automóveis nacionais é de mais de 10 anos. Isso faz com que o limite de idade para pagar o IPVA 2022 embarque cada vez mais pessoas, o que pode indicar também que essa situação vai mudar no futuro próximo. Afinal, se a média aumentar (e ela vai por causa dos péssimos números de vendas de carros 0km em 2020 e 2021), então a maior parte dos motoristas não pagará o tributo.

Parece absurdo? Pois veja abaixo quais carros não pagam IPVA 2022 e aprenda mais sobre o assunto!

Quais carros não pagam IPVA 2022?

O IPVA é um imposto que tem um preço significativo — e vai ficar mais caro em 2022 por causa do aumento no preço dos carros no país. Por exemplo, se o valor do seu automóvel é de R$ 50.000,00 e o IPVA é de 3%, isso significa que você teria de pagar algo como R$ 1.500,00 de tributo. É um valor relativamente alto.

Por isso, é importante entender quais são as opções de isenção deste imposto. Para começar, alguns estados brasileiros isentam o pagamento de IPVA para automóveis que têm uma determinada idade. A quantidade de anos específica varia de estado para estado, mas normalmente fica ao redor dos 10 a 20 anos.

Confira a seguir uma lista com as idades isentas de imposto em cada estado brasileiro que tem essa possibilidade!

  • 10 anos de fabricação: Acre, Roraima e Rio Grande do Norte;
  • 15 anos de fabricação: Rio de Janeiro, Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Sergipe Tocantins, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Goiás, Maranhão e Piauí;
  • 20 anos de fabricação: São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Nem todos os estados brasileiros concedem esse tipo de benefício, como deu para ver. Por exemplo, Santa Catarina não participa dessa iniciativa.

Isso significa, portanto, que se você morar em São Paulo, terá isenção de IPVA para qualquer modelo de carro feito em 2001 ou anterior. Já no Rio de Janeiro, qualquer modelo de 2006 para trás, enquanto no Rio Grande do Norte a isenção é para modelos de 2011 e antes.

Além disso, dá para perceber como a idade varia bastante de lugar para lugar. Por exemplo, um carro na média da frota nacional não paga IPVA em estados como o Acre ou Roraima. No entanto, um carro com quase o dobro dessa idade ainda vai pagar em São Paulo ou Paraná.

Para obter esse tipo de isenção no IPVA 2022, basta entrar no site do Detran do seu estado e procurar pelo campo de solicitação do benefício. Cada estado tem um processo diferente, mas todos eles costumam ser bem simples e, basicamente, envolve apenas a necessidade de enviar documentos do carro para comprovar a posse e a adequação à lei.

Outros casos de isenção

Além da isenção do IPVA 2022 pela idade do automóvel, existem outros casos que também concedem esse tipo de benefício ao motorista, sabia? Talvez você tenha um veículo novo, mas possa se candidatar a essa vantagem também.

Em alguns estados brasileiros, carros elétricos estão isentos de pagamento de IPVA, uma medida feita para ajudar a estimular essa indústria e a reduzir o nível de poluição nas nossas cidades.

Assim, quem tem um automóvel elétrico pode solicitar a isenção do IPVA 2022 e de outros anos também. Mas apenas em estados que concedem esse benefício, uma vez que nem todos o fazem.

É importante ter em mente que o IPVA, apesar de ser cobrado em todo o Brasil, é um imposto estadual. Isso significa que as regras variam entre as unidades federativas. Cada estado determina suas condições para esses benefícios.

Por fim, casos como automóveis diplomáticos e carros para PCD também podem estar isentos de IPVA dependendo do estado. Vale a consulta ao Detran da sua região para saber se esse caso se aplica a você ou não.

Pronto! Agora que você viu quais carros não pagam IPVA 2022, é hora de colocar esse conhecimento em prática e começar a se planejar para arcar com o tributo no ano que vem, caso você realmente tenha de pagá-lo. Lembre-se de que o valor do IPVA pode ser pesado e deixá-lo atrasar pode iniciar uma bola de neve de dívidas que vai ser difícil de sair depois.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e compartilhe este artigo nas redes sociais!

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT