Quarenta cães são abandonados em imóvel

Cães são abandonados em uma casa em Olinda
PUBLICIDADE

Proprietária prestou queixa à polícia e denunciou que inquilina deixou a residência, em Ouro Preto, no fim do ano passado.

Por: G1

A proprietária de uma casa, em Ouro Preto, em Olinda, no Grande Recife, denuncia que a inquilina abandonou 40 cães no imóvel. Rita Vanderlei diz que prestou queixa à polícia e afirma que a mulher que alugou a residência desapareceu no fim do ano passado.

Em entrevista, nesta sexta-feira (25), Rita afirmou que o problema é grave, pois há cães doentes e enfraquecidos. Além disso, a casa foi destruída “A situação aqui é de um problema de saúde pública”, declarou.

A dona do imóvel contou também que a mulher alugou a casa em outubro de 2018. Em novembro, começaram os problemas. A inquilina, informou Rita, disse que tinha 37 cães adultos e 10 filhotes.

Animais estão abandonados em uma resid~encia no bairro de Ouro Preto, em Olinda, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

“Na verdade, eram mais de 60 cachorros, mas não tinha filhotes. Agora tem, pois eles começaram a cruzar e nasceram outros bichos. Salvei alguns da chuva”, declarou.

Rita Wanderlei afirmou que decidiu registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Meio Ambiente, ainda em novembro, a partir de constatação de maus-tratos dos animais.

“Eu avisei que iria para a delegacia e ela me falou para caprichar na denúncia. Eu tenho essa gravação”, disse a dona do imóvel.

No dia 5 de dezembro, segundo Rita, a mulher abandonou a casa e os animais. “Ela deve ter sido chamada para prestar depoimento naquele dia e sumiu. A casa já estava sem água. Ela também não pagou aluguel nem a luz e destruiu meu único bem”, apontou.

Rita apresentou um parecer médico veterinário emitido no dia 14 de dezembro do ano passado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) solicitado pela Polícia Civil. O documento aponta que seria possível mudar a situação.

Para isso, seria preciso seguir recomendações e garantir a presença de veterinários, além de providenciar limpeza, vacinação e castração. No entanto, o problema persiste e Rita aguarda o desfecho do caso.

A Polícia Civil informou que enviou o inquérito para a Justiça no dia 7 de janeiro. A Prefeitura de Olinda disse que que o caso está sendo acompanhado pelo centro de vigilância Ambiental do município.

A administração municipal esclarece que em casos como esse é preciso fazer uma denúncia na Secretaria de Saúde ou na Secretaria de Meio Ambiente e planejamento Urbano.

A partir do registro, são adotadas as medidas de controle de zoonoses. Por ser o imóvel privado, a prefeitura explica que a responsabilidade é do proprietário.

Outro caso

No dia 18 de janeiro, um cachorro foi resgatado por policiais, após passar cinco dias abandonado dentro de uma loja em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, bebendo água do ar-condicionado do estabelecimento. O animal, da raça Yorkshire, estava preso no local, sem assistência, desde o dia 14 deste mês.

A loja onde o cachorro foi resgatado oferece serviços de conserto de celulares. De acordo com a Polícia Civil, o dono vai responder por maus-tratos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT