O Hemocentro assegura que para a doação, não há risco para o doador, que antes passa por uma triagem clínica.
A esperada queda nas doações de sangue no final de ano, deixou em estado de alerta o hemocentro da Unicamp. A situação ainda é mais grave por causa da febre amarela, que levou a população em peso aos postos de saúde em busca da vacina neste começo de ano. O problema é que quem se imunizou contra a doença não pode doar sangue por um período de 30 dias.
Em dezembro passado, o Hemocentro da Unicamp teve uma queda de 8% na doação de sangue, quando comparado ao mesmo mês de 2016. Se a relação foi feita com o último mês de 2015, a redução é ainda maior, 12%. Neste começo de ano, as doações caíram 25%.Atualmente os sangues tipo O e A estão com nível baixo, próximos ao desabastecimento. A queda de doação e a quarentena por causa da vacina da febre amarela ligaram um sinal de alerta no hemocentro, que deverá operar com um estoque limitado durante o carnaval, como afirmou o diretor de coleta do hemocentro, Vagner de Castro.
O Hemocentro assegura que para a doação, não há risco para o doador, que antes passa por uma triagem clínica. O interessado em doar, pode entrar em contato com a unidade de saúde, através do telefone 0800 722 8432.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.