Caso você veja alguém ateando fogo, ligue imediatamente para o 193 e depois para o 190
Vinte e cinco chamadas para combater incêndios foram recebidas pelo Corpo de Bombeiros entre os dias 15 (sexta-feira) e 17 (domingo), número classificado como alto pela corporação. Dentre todos, dois foram na zona norte e um no bairro Cascata onde uma grande APP (Área de Preservação Permanente) foi completamente destruída.
+ Veja outras notícias acessando aqui
Por conta dos incêndios, o prefeito Pedrinho Eliseu realizou uma reunião de emergência no Paço Municipal. Ela contou com a presença do 1º tenente do Corpo de Bombeiros, Alexandre Rovay, além de servidores de secretarias.
“Esses servidores serão treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuarem em ocorrências de fogo em mato. Na maioria das vezes, o combate em fogo em mato é realizado manualmente e toda a ajuda será bem-vinda”, disse Rovay.
A ocorrência de fogo em mato precisa ser extinta com equipamentos manuais e a frente de trabalho será bem vinda. “Usar o fogo para limpar mato e lixo não é adequada, então não façam queimadas. É muito importante que a pessoa ligue para o 193, mas as demais forças de segurança para que sejam tomadas providências”, finaliza o tenente.
+ Veja outras notícias acessando aqui
A pena para quem for pego provocando incêndios é de prisão de um a seis anos, além de multa, conforme o Art. 54 da Lei Federal 9.605 de 12/2/98. E de acordo com o Art. 250 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40, a penalidade é de três a seis anos de reclusão e multa, podendo também, conforme o mesmo artigo na alínea h do inciso II do § 1º, ter pena aumentada em um terço em casos de incêndios em lavoura, pastagem, mata ou floresta.
Quem chamar em caso de incêndio?
Corpo de Bombeiros 193
Polícia Militar 190
Guarda Municipal 153