Os elogios individuais foram por conta dos relevantes serviços prestados à população em duas ocorrências realizadas no dia 25 de abril e foram entregues pelo inspetor Salathiel, comandante da GCM.
Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras (SP), através do comandante Salathiel, homenageou os guardas civis municipais com elogios individuais por conta dos relevantes serviços prestados à população em duas ocorrências realizadas no dia 25 de abril, quando um rapaz foi preso em flagrante furtando um compressor e um casal foi preso em uma ação conjunta com a Polícia Civil, furtando comércios no centro da cidade.
Receberam as homenagens: subinspetor Hencklein, subinspetor Machado, GCM Romão, GCM Marcelo, GCM Jesse, GCM Magrini, GCM Wellington, GCM Mello, GCM Bruno, GCM Antônio, GCM Gonçalves, GCM Fabiano e a GCMF Renata.
Sobre as ocorrências:
Na manhã desta terça-feira (25), os guardas civis municipais Wellington e Antônio (Patrulha Maria da Penha), estavam em patrulhamento preventivo pela cidade de Araras (SP), quando receberam informação via radio, transmitida pelo supervisor da equipe de que um individuo havia efetuado furto de um compressor nas proximidades do “Posto do Lago”.
A equipe foi rapidamente ao o local, onde acabaram avistando o indivíduo carregando o equipamento nas costas, sendo que o mesmo ao perceber que seria abordado pela GCM tentou esconder um objeto atrás de uma mureta, mas, já era tarde, ele já havia sido flagrado pelos guardas civis.
“Nos dirigimos para as proximidades do local, quando no cruzamento da avenida Washington Luiz com a avenida Dona Renata visualizamos um individuo que posterior foi identificado como L.M. o qual tentou esconder um objeto atrás de uma mureta existente naquele local. Quando averiguado constatamos que se tratava do referido compressor, sendo que o supervisor da equipe localizou o seu proprietário, identificado como J.R.H. o qual reconheceu o seu equipamento de serviço e identificou o autor do furto”, disse Wellington.
Todos os dados e envolvidos foram apresentados na Central de Policia Judiciária, onde o adolescente infrator foi ouvido pela autoridade presente e permaneceu à disposição da Justiça. O objeto furtado devolvido ao seu proprietário. (Com informações do inspetor Almir – chefe da Divisão Operacional).
Um casal foi preso por furto na tarde desta terça-feira (25), no Centro de Araras (SP). A ação que chamou atenção de populares que estavam pelo local, foi realizada pela Guarda Civil Municipal e SIG (Setor de Inteligência) da Polícia Civil.
De acordo com levantamento feito pelo site Repórter Beto Ribeiro, o casal cometeu pelo menos três furtos desde a madrugada, até o momento da prisão em flagrante. Foram um furto na madrugada e outros dois na hora do almoço. Outros crimes estão sendo investigados pelos tiras. Inclusive, os dois já são bem conhecidos nos meios policiais.
Segundo o boletim de ocorrência, foi passado pelo grupo do comércio que um rapaz teria furtado dois cobertores da loja Montreal Magazine e saíndo correndo, em tempo o investigador Bruno Bertanha que já sabia do furto da loja e estava monitorando o casal que estava com veículo Fiat/Uuno prata que teria furtado outros estabelecimento na noite localizou três suspeitos pelo calçadão na área central.
Os comerciantes também estavam monitorando os mesmos, com a chegada da viatura da Ronda Comércio uma moça correu e a outra foi abordada pelo GCM Marcelo e o rapaz pelo subinspetor GCM Hencklein com o homem foi localizada uma mochila com uma cortina, cinco barras de chocolate e um par de chinelo. No local onde foi localizado o Fiat/Uno estavam os dois cobertores do furto e a mulher.
Diante dos fatos, ambos foram levados à Central de Polícia Judiciária, onde a autoridade presente determinou a prisão em flagrante, tanto do homem quanto da mulher. O casal também praticou furtos nas Lojas Pernambucanas. Eles permaneceram à disposição da Justiça aguardando audiência de custódia na quarta-feira (26). A Guarda Civil Municipal atende a todos os tipos de ocorrência através do telefone 153, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.