Ladrões invadiram comércio, em Sorocaba (SP), e levaram quase 100 quilos de alimentos; comerciante recebeu doações de moradores e teve ajuda com vaquinha online.
Por Christian Rafael, G1 Sorocaba e Jundiaí
Com a perda de quase 90% de faturamento durante a pandemia do coronavírus, um restaurante de Sorocaba (SP) ainda precisou contar com a solidariedade para se reerguer após o local ter sido furtado por dois dias seguidos e ter quase 100 quilos de alimentos levados pelos criminosos.
O dono do comércio, Tiago Nogueira Santo André, contou que a ajuda dos moradores não foi apenas para o estabelecimento, mas, principalmente, para que ele pudesse continuar com as 150 marmitas solidárias que são entregues para moradores de rua toda semana.
“Arroz e feijão até tinha. Porém, não tinha uma única mistura. Eu jamais teria coragem de montar uma marmita com apenas arroz e feijão. Mas a população foi sensacional e ajudou enviando alimentos ou fazendo transferências bancárias para conseguirmos montar as marmitas”, diz o empresário.
Tiago ainda conta que, após os crimes, gravou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda. Porém, ficou surpreendido com o valor depositado em tão pouco tempo na vaquinha virtual criada para que ele possa recuperar o prejuízo de quase R$ 10 mil.
“Para abastecer o restaurante novamente precisei criar uma vaquinha virtual. A ajuda foi essencial porque se não tivessem doado para nós, não teríamos marmita para doar. Então, agradecemos demais a contribuição. Pessoas também fizeram pedidos no restaurante somente com a intenção de ajudar e isso foi maravilhoso”, finaliza.
Furtos
Tiago afirma que os crimes foram registrados na quinta-feira (25) e sexta-feira (26). No primeiro furto, dois homens entraram no estabelecimento e levaram 30 quilos de alimentos, além de cabos de energia elétrica do prédio e objetos eletrônicos de cozinha. Já no dia seguinte, um novo furto, totalizando em 100 quilos de alimentos furtados.
“Fiquei acordado durante toda a noite de quinta-feira para sexta-feira. Logo no começo da manhã, vi uma movimentação no restaurante pelas câmeras de segurança. Fomos até o restaurante e encontramos um dos bandidos sentado em frente a porta de entrada”, conta.
“Logo depois, a polícia chegou. O rapaz que estava lá dentro ouviu a movimentação e tentou fugir. Eu avisei o policial e ele pegou o rapaz”, ressalta.
Nas imagens, os ladrões foram vistos também sentados em frente ao estabelecimento tomando café da manhã, logo após terem furtado uma parte dos alimentos. Ao terminar de comer, um deles volta para o prédio para continuar o saque.
Câmeras de segurança também registraram o momento em que um dos criminosos que está do lado de dentro percebe a chegada dos policiais e tenta fugir. Tiago encontrou uma parte dos alimentos em uma galeria em uma rodovia, próxima ao estabelecimento. Contudo, as embalagens já estavam violadas e não foi possível recuperar.
Os dois homens foram encaminhados ao Plantão Norte da Polícia Militar. Um deles foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba e o outro foi liberado, ficando à disposição da Justiça.