Com diagnósticos relativamente simples, é possível verificar se o motor do seu carro precisa passar por algum tipo de intervenção.
Todo motor se desgasta ao longo do tempo. Uns, por falta de manutenção adequada, vão para a oficina precocemente com 90 ou 100 mil quilômetros. Outros, menos exigidos, pedem alguma intervenção no tempo normal de seu uso, 200 mil quilômetros ou mais. Diversos fatores e elementos influenciam na duração do coração do automóvel.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UM MOTOR RUIM?
Com diagnósticos relativamente simples, é possível verificar se o motor do seu carro precisa passar por algum tipo de intervenção. Sempre observe:
- um aumento inesperado no consumo de combustível e do óleo do motor;
- alterações significativas na temperatura;
- barulhos metálicos durante o funcionamento do carro;
- perda de potência, engasgos e dificuldade para retomar velocidade;
- fumaça branca saindo pelo escapamento;
- a situação da correia dentada.
A retífica do motor é um procedimento bem mais barato do que a troca, que pode ser interessante para quem deseja ficar com o mesmo veículo por mais um tempo.
Entretanto, carros com motores retificados sofrem depreciação ainda maior, já que tal procedimento, dependendo da quilometragem, indica uma boa ou má conservação do automóvel ao longo dos tempos.
O QUE É RETIFICADO?
Caso os sintomas acima constatem que o seu motor está danificado e o seu mecânico dê o diagnóstico de que o motor do carro fundiu, a única solução é retificar a parte que estiver danificada.
Bloco, cabeçote, virabrequins e bielas são algumas das partes possíveis de serem retrabalhadas. Além disso, é feita a troca de peças que não podem ser retificadas, como retentores, juntas e pistões, por exemplo.
COMO É A RETÍFICA?
A empresa que trabalha com retífica de motores vai aplainar e retirar as imperfeições dos elementos danificados do motor e verificar a pressão dos cilindros e as possíveis folgas de tuchos e juntas. Prepare-se para despender uma boa quantia, que pode variar de 10% a 40% do valor do carro.
COMO ADIAR?
De qualquer forma, o mais importante a ser feito para evitar problemas com seu motor é realizar as manutenções preventivas. O monitoramento também é importante para aumentar a vida útil do motor do carro. Em caso de anormalidades, procure o seu mecânico de confiança. Siga com segurança!
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
