Fusão de estrelas de nêutrons foi o achado científico de maior destaque
A revista Science divulgou nesta semana a lista dos principais achados científicos de 2017. Em primeiro lugar, ficou a observação da fusão de estrelas de nêutrons em ondas gravitacionais, constatada no dia 17 de agosto e anunciada em outubro.
Na época, cientistas de todo o mundo puderam ver a explosão de duas estrelas de nêutrons a 130 milhões de anos-luz de distância. O acontecimento confirmou vários modelos-chaves de astrofísica e testou a Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein, como nunca antes.
As duas estrelas observadas em agosto eram do tamanho de uma cidade como Londres e giravam uma em torno da outra na constelação de Hydra, no Hemisfério Sul. As estrelas de nêutrons são os objetos mais pesados do cosmos, variando de 1,1 a 1,6 vezes a massa do Sol.
Entre os principais achados, de acordo com a revista, estão a identificação de uma nova espécie de primata na indonésia; a aplicação da microscopia crioeletrônica; e os avanços das terapias genéticas e suas primeiras aprovações pela Administração para Drogas e Alimentos dos Estados Unidos, a FDA.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.