ROMU da Guarda Civil de Limeira, SP, é destaque na região

PUBLICIDADE

As viaturas são equipadas com armas de grosso calibre e armas não letais

Criada em 16/12/2013, a ROMU (Rondas Ostensivas Municipal) de Limeira (SP). Vem realizando importantes ações em prol da segurança pública. Sendo o Pelotão de ROMU (Viaturas 4 rodas contendo 3 Hilux e com efetivo de 33 integrantes) e o Pelotão de ROMU MOTOS ( Os quais utilizam motocicletas modelos XRE 300 e FALCON, sendo composta por 12 integrantes ), com grande destaque na região.

Criada com a função de apoio aos Guardas de patrimônio, viaturas SETORIAIS, ocorrência de grande vulto, apoios as outras forças policiais a outros órgãos, além de ter a função de CHOQUE, as viaturas são equipadas com armas de grosso calibre e armas não letais, sendo a viatura ocupada de no mínimo 4 integrantes e no máximo 5 integrantes,, esse quinto sendo o estagiário.

Motorista GCM CD Alencar, Encarregado GCM CD Elias, 1° Segurança GCM CD Luciano e 2 ° Segurança GCM CD Eli

Para se tornar um integrante do Grupamento de ROMU ou seja um ROMURIANO, o GCM após ter sido observado pelo seu trabalho e sua vida pregressa, recebe o convite, após aceitar iniciará um estágio de 90 dias sendo prorrogável por mais 15 dias, o mesmo irá trabalhar alternadamente em equipes e horários diferenciados, onde estará sendo observado, ao término do estágio o mesmo será informado na frente dos Pelotões se é merecedor ou não de receber o BRAÇAL DE ROMU.

Se sim o GCM receberá o BRAÇAL em uma cerimônia, caso não seja aprovado o GCM voltará ao posto a qual pertencia. A ROMU é conhecida no Estado de São Paulo, como a ROTA CAIPIRA, por suas atuações frente a criminalidade, agindo nós 4 cantos da cidade e até mesmo em municípios vizinhos quando solicitados.

O emblema da caveira significa “Vitória Sobre a Morte”

A ROMU leva como lema a DISCIPLINA E A LEALDADE, pois somos o braço forte das Guardas Civis Municipais.

HISTÓRIA

A Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU ), foi oficialmente criada no dia 22/12/1993, em São Paulo, na Gloriosa Guarda Civil Metropolitana, criada pelo Prefeito Paulo Maluf, que queria em sua Guarda uma pelotão de apoio Ostensivo, com os moldes da Rota, o qual teria sido responsável quando Governador do estado de São Paulo.

Com 300 homens e 50 Viaturas a ROMU combatia diariamente o crime seja ele aonde ocorresse.

Em 2002 quando a prefeita eleita pelo ( PT ), Marta Suplicy, assumiu a prefeitura de São Paulo, a mesma ordenou a extinção da ROMU.

Sendo assim vários municípios começaram a criar dentro de suas Guardas, o Pelotão de ROMU.

*Nossos agradecimentos ao GCM Eli, que contribuiu com nossa reportagem e nos passou todas as informações e fotos que constam na matéria.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT