Maquinário será utilizado no projeto de recuperação dos dependentes químicos atendidos pelo local.
É no próximo sábado, 28 de janeiro, que o Rotary Club de Araras Alvorada, fará a entrega de cinco maquinários para o projeto de Marcenaria na Comunidade Terapêutica Farol, mantida pela Associação Luz da Vida. Serão entregues uma parafusadeira, uma serra Tico-Tico, uma serra de mesa de bancada, uma desengrossadeira e uma desempenadeira. Material que será empregado no processo de tratamento dos acolhidos.
A Comunidade Terapêutica Farol exerce atividade assistencial psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, decorrentes de uso nocivo ou dependentes de substâncias psicoativas, com necessidade de proteção e apoio social, previamente avaliadas pela rede de saúde. A unidade, localizada no bairro Morro Grande, em Araras, possui 72 vagas, apenas para homens, acima de 18 anos que solicitam voluntariamente o acolhimento.
Para a aquisição dos equipamentos o clube contou com R$ 4.609,34 do fundo distrital, o que equivale a mil dólares rotários.
O fundo distrital é alimentado por projetos desenvolvidos e/ou apoiados pelos próprios clubes. Em tese, os Subsídios Distritais financiam atividades menores e mais curtas que atendem a necessidades da sua comunidade e de comunidades no mundo todo. Cada distrito escolhe quais atividades custeará com esses subsídios. Anualmente os clubes são convidados a apresentar propostas que são analisadas pela comissão distrital de projetos que considera diversos fatores para sua aprovação, como a relevância, impacto em número de envolvidos, sustentabilidade e ainda o envolvimento dos próprios rotarianos do clube em sua aplicação.
A rotariana Daniele Olímpio, que preside a Comissão Interna da Fundação Rotária, no Araras Alvorada, destacou que o projeto foi aprovado por contemplar todos os requisitos exigidos, e que são rigorosos. “O maior impacto é na qualidade de vida que podemos promover a essas pessoas já vitimadas pelo vício do álcool ou das drogas. Além disso, estamos fortalecendo esses homens pra retomada da vida em sociedade e ainda dando a eles a possibilidade de uma nova ocupação”.
Leia também:
- Educação infantil: pais podem solicitar transferência de unidade durante o recesso escolar em Araras, SP
- Descarte de entulho fora do cronograma gera multa em mais de seis salários mínimos em Araras, SP
- Ganha Tempo do CAM “Guerino Bertolini” volta a funcionar na região leste de Araras, SP
- Prefeitura Municipal realiza mais uma Campanha de Microchipagem Gratuita para Pets na região leste de Araras, SP
Promoção de aprendizagem
As atividades de capacitação, de promoção da aprendizagem, de formação, e as práticas inclusivas, são aquelas que buscam a inserção e a reinserção social, o resgate ou a formação de novas habilidades profissionais, práticas ou para a vida, e o aprendizado de novos conhecimentos, de modo a promover o empoderamento e o desenvolvimento das habilidades sociais do acolhido.
O ponto central das técnicas oferecidas é que o dependente químico possa ocupar o seu tempo com atividades que privilegiem o autocuidado e faz com que o residente consiga, após o tratamento, incluir-se no mercado de trabalho com mais facilidade, visto que passou um período aprendendo atividades relacionadas com alguma profissão. Além de um caminho de inclusão social, a atividade busca promover o resgate de direitos, qualidade de vida, autoestima e valorização do indivíduo, estimulando a autonomia.
Segundo a missionária e vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza, uma das fundadoras da Associação, caberá ao educador do projeto a avaliação dos residentes, verificando seus avanços, seja no relacionamento com os demais internos, seja no domínio das técnicas.
“Estamos na expectativa e com o coração já repleto de gratidão pelo olhar que os rotarianos tiveram conosco. O sentimento é que será um novo momento na vida dos nossos acolhidos”.
Já o rotariano Ernani Cassiano Junior, que preside o Rotary Club de Araras Alvorada, destaca a missão do clube de serviço. “Estamos aqui justamente pra nos envolver com a sociedade, enxergando seus anseios e buscando atendê-los. O que queremos é um mundo melhor. O lema rotário pra esse ano, inclusive, nos diz isso: ‘Imagine Rotary’. E nós, imaginamos o nosso clube fazendo a diferença na vida de quem precisa”, completa.
Serviço
Entrega de Equipamentos para a Comunidade Farol
Quando? 28 de janeiro, às 9 horas
Onde? Comunidade Terapêutica Farol
Endereço: Rua 4, no 447 – KM 30 + 10120mt – Morro Grande