Ações emergenciais estão sendo executadas; Saema pede a colaboração de todos.
Devido ao alto consumo de água em toda a cidade, a parte alta da zona leste tem ficado sem água praticamente todos os dias, principalmente nos finais de semana e feriados. Somado a isso, a região leste está em constante expansão e também fica muito distante da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Jardim Cândida. Além de não ter recebido investimentos em infraestrutura por décadas. Diante disso, o Saema – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (SP) vai implantar uma nova rede de água que sairá diretamente da ETA, no Jardim Cândida, até a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) do José Ometto, beneficiando mais de 30 mil moradores desta região, que sofrem com esse problema há mais de 10 anos.
Atualmente este novo sistema está em fase de sondagem de solo e as obras devem começar em janeiro, porém como o problema é latente e precisa ser resolvido rápido, o Saema está fazendo manobras nas redes para recuperar o reservatório do José Ometto e pedindo a colaboração dos bairros vizinhos para que economizem água. Usem apenas o necessário. Evitem lavar calçadas e carros, chequem vazamentos, tomem banhos rápidos, fechem as torneiras enquanto fazem a barba ou escovam os dentes, reutilizem água da máquina de lavar para fins de limpeza de banheiros e garagens, entre outras ações que por mais que pareçam pequenas fazem uma diferença enorme na vida do próximo.
Sabaz Leste – O novo Sistema de Abastecimento da Zona Leste contará com uma rede de diâmetro DN600mm e oito quilômetros de extensão. Essa rede saíra da ETA, atravessará o Jardim Cândida até a Avenida Dona Renata, seguirá pela Avenida Dona Renata até o cruzamento com as avenidas Prefeito Milton Severino e Horácio Krepischi, seguirá ainda pela Avenida Prefeito Milton Severino e, posteriormente, pela Avenida Orpheu Manente até o cruzamento com a Avenida Carola. Subirá a Avenida Carola até o cruzamento com a Avenida Augusta Viola da Costa, seguindo por ela até a EEAT do José Ometto.
Além disso, a autarquia irá construir um novo reservatório de 1.000.000 litros, no valor de R$ 1,5 milhão ao lado dos reservatórios existentes no Jardim Myrian. Os investimentos são da ordem de 16 milhões, porém como grande parte será feita pelos próprios funcionários da autarquia, só licitando os serviços de engenharia estrutural será economizado em torno de 30% desse valor.
Fonte: Comunicação Saema