Saiba o que é Entomofobia

PUBLICIDADE

Quando em nível muito elevado, esta doença pode trazer problemas mais sérios

Recebe o nome de Entomofobia, ou ainda insectofobia, o medo irracional e anormal, ou ainda a aversão aos insetos, podendo ser de qualquer tipo. Pessoas que sofrem desta doença normalmente acabam por exagerar a realidade, transformando o inseto em muito mais do que realmente é. Essa condição causa ansiedade severa, ou ainda perda de controle e ataques de pânico.

Quando em nível muito elevado, esta doença pode trazer problemas mais sérios e mais reais ao indivíduo, que pode não querer sair de casa por medo de encontrar insetos. É preciso, nestes casos, e ainda em casos mais leves, procurar ajuda psicológica, fazendo um acompanhamento.

Entre as mais comuns, estão a apifobia, que é o medo de abelhas; a aracnofobia, que é o medo de aracnídeos; e a katsaridafobia, que é o medo de baratas.

Em alguns casos, ainda, pode haver um resultado dessa condição: o delírio parasitário, que é uma doença mental em que o paciente sente-se constantemente em formigamento, como se sua pele estivesse sendo escavada por insetos, ou ainda como se estivessem rastejando por sua pele. Nesses casos é comum a automutilação ou ainda o ato de coçar intensamente, podendo causar ainda infecções cutâneas bastante graves.

Outra consequência, porém mais comum, é um transtorno obsessivo compulsivo relacionado à limpeza, objetivando afastar estes insetos do ambiente.

Quais são as causas?

Muitas podem ser as causas da entomofobia, até mesmo coisas simples. Uma delas é a questão ambiental, que está relacionada a eletricidade estática, a presença de mofo ou pólen, além de alérgenos domésticos, que causam dermatites e irritações na pele, levando o paciente a acreditar que tem um ou mais insetos rastejando sobre a sua pele. Além disso, condições médicas e traumas, como retardo mental, hipertireoidismo, sífilis, entre outras condições médicas podem estar ligadas a fobia dos insetos.

Além destas, o divórcio ou a perda de um ente querido, um animal de estimação ou qualquer trauma mais específico, problemas financeiros ou até mesmo multitarefas na vida pessoal ou profissional podem levar a essa condição clínica. É difícil prever exatamente qual a causa da doença, mas pode aparecer em diversos quadros clínicos.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da entomofobia são a queixa excessiva e constante de picadas de insetos, a mania de limpeza excessiva, graus diferentes de automutilação, isolamento social, frequentes visitas a médicos, sedentarismo, obesidade, pesquisas constantes na internet sobre suas crenças sobre os insetos e até mesmo sintomas físicos como náusea, tremores, dores de cabeça, choro e gritos ao ver insetos.

Apesar de mal documentado e sub-relatado, o transtorno da entomofobia pode ser tratado a partir de terapias combinadas com medicação, dessensibilização e psicoterapia, ou ainda o tratamento direto com um entomologista.

Fonte

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT