O Estado investe em equipamentos, atendimento, modernização da rede hospitalar e também em pesquisas médicas.
O Estado de São Paulo é referência para o país quando o assunto é saúde. Além de atenderem 60% da população paulista dependente do Sistema Único de Saúde – SUS (26 milhões de pessoas), os hospitais públicos daqui absorvem a cada 30 minutos a internação de um paciente de outro estado, em razão da excelência e qualidade dos serviços prestados pela maior e melhor rede pública de saúde do Brasil.
Aqui estão os principais serviços de saúde do país, como o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração – InCor, o Hospital Emílio Ribas (o maior centro de infectologia do Brasil) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
O Estado investe em equipamentos, atendimento, modernização da rede hospitalar e também em pesquisas médicas. Institutos como o Butantan e o Instituto do Câncer – Icesp são pioneiros nas suas áreas de especialidades.
O estágio alcançado pela medicina de São Paulo se reflete ainda na captação e transplante de tecidos e órgãos, outra área em que o estado é referência no país. Aqui são realizadas 40% desse tipo de cirurgia no Brasil.
O atendimento à população se estende do SUS aos Ambulatórios Médicos de Especialidade – AMEs, que são unidades que realizam consultas com especialistas e exames clínicos dos mais simples aos mais complexos; e Unidades Básicas de Saúde – UBSs nos municípios, que encaminham as consultas aos AMEs por sistema on-line.
A Secretaria da Saúde mantém ainda hospitais especializados na saúde da mulher e do homem que, além do atendimento regular, desenvolvem programas e campanhas de prevenção de doenças cardíacas e do câncer.
Além disso, são promovidas, com regularidade, campanhas de multivacinação de crianças, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites B e C, gripe, alcoolismo e tabagismo, entre outras, além de programas de incentivo a exames preventivos.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
