Existem diversos problemas que podem afetar a saúde dos cães de acordo com aquilo que eles comem.
Assim como nós, seres humanos, a saúde dos cães está diretamente ligada à alimentação, portanto, aquele inocente pedacinho de alguma coisa que estamos comendo e o cãozinho fica com o olhar comprido pedindo, pode ocasionar muitos males à saúde do seu amigão.
É claro, que esse foi só um dos exemplos de hábitos errados que acabamos por acostumar nossos mascotes. Mas existem diversos problemas que podem afetar a saúde dos cães de acordo com aquilo que eles comem.
Acompanhe o texto e veja quais as principais doenças causadas por má alimentação em cães.
Diarréia em cães.
A diarreia em cães é um sintoma muito claro que algo que o animal comeu ou bebeu não lhe fez bem. Não costuma ser um problema muito sério se durar até uns dois dias, mas caso passe desse tempo, é necessário procurar um veterinário.
Busque por sinais em sua casa que possam indicar que o animal comeu algo de errado, como sabão, sabonetes, caixas, plantas, lixo. Esses itens geralmente também causam vômitos.
A diarreia está mais relacionada à alguma mudança que você tenha feito deliberadamente na alimentação do seu cachorro ou por contaminação da água. Caso você suspeite que seja a água da torneira que esteja contaminada, passe a fornecer água filtrada para o seu cãozinho.
Alimentação em excesso
Muitos tutores acreditam que sempre devem oferecer ração assim que o animal terminar de comer, ou seja, manter a vasilha sempre com comida. Isso é um erro.
As rações bem balanceadas, com quantidades suficientes de nutrientes indicam em seus rótulos, a quantidade diária para o animal, de acordo com seu porte físico, peso ou até mesmo raça.
Principalmente se você vive em apartamentos e seu cachorro tem menos possibilidade de se exercitar, é preciso ter bastante atenção ao excesso de alimentação para que seu pet não fique obeso e desenvolva diversas outras enfermidades relacionadas ao excesso de peso.
Comida caseira
A comida que nós comemos, com temperos (muitas vezes industrializados), gorduras, sabores e cheiros diferentes são tentadoras para os cães, justamente por oferecer algo mais saboroso e interessante para o olfato e paladar canino.
Entretanto não caia na tentação de dar pedaços ou sobras de comida para o seu cão. Mesmo que ele não apresente nenhum sintoma a curto prazo, ele pode se desinteressar pela ração e ter outros problemas de saúde a longo prazo.
Alergias alimentares
Costumam dizer que os cães ficaram mais frescos, que antigamente não existia isso de cão ter alergia. Isso é pura ignorância. Na verdade, o que evoluiu foi a medicina e os recursos diagnósticos para que veterinários possam identificar diversas doenças, inclusive alergias alimentares.
A alergia alimentar pode se manifestar de diversas formas, como queda excessiva de pelos, perda repentina de peso, vômitos e fezes amolecidas. Seja por tentativa e erro ou por meio de exames diagnósticos, o médico veterinário pode prescrever remédios para alguma intolerância ou alergia e recomendar o uso de ração hipoalergênica.
Gastrite
A gastrite em cães pode ser desencadeada pela reação a antígenos bacterianos. Também pode ocorrer pelo consumo de alimentos estragados ou mal conservados, ou excesso de medicação para outras patologias do bichinho.
Conclusão
- Para garantir uma boa alimentação, se possível compre rações de boa qualidade, verifique as condições de higiene do local de venda e mantenha a ração bem guardada em potes bem fechados, evitando assim contaminação por formigas, baratas, moscas ou ratos.
- Cuide também de manter o lixo longe do alcance dos cães, assim como plantas tóxicas e demais produtos e objetos que possam ser atrativos para que os cães comam.
- A alimentação oferecida aos cães deve ser a principal preocupação de um bom tutor, pois é através dela que o cachorro gozará de boa saúde e dará menos preocupações e despesas com veterinários e remédios.
- Um cão saudável também irá ofertar ainda mais amor e carinho ao seu tutor e toda a família e terá uma vida mais longa e feliz.
