Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura funciona também como ecoponto para descarte de eletrodomésticos e lixo eletrônico em Araras, SP

PUBLICIDADE

De acordo com informações da pasta, podem ser descartados materiais como: geladeiras, máquinas de lavar, TVs, ventiladores, ar-condicionado, ferro de passar roupa, liquidificador, além de outros eletroeletrônicos de pequeno e médio porte.

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos que provocam danos irreparáveis à saúde da população e ao meio ambiente, a Prefeitura de Araras disponibiliza a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, localizada à Rua Cândida Lacerda, 231, no Centro como ecoponto para descarte de eletrodomésticos e lixo eletrônico.

O ecoponto funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h. De acordo com informações da pasta, podem ser descartados materiais como: geladeiras, máquinas de lavar, TVs, ventiladores, ar-condicionado, ferro de passar roupa, liquidificador, além de outros eletroeletrônicos de pequeno e médio porte.

“Nós já recebemos estes materiais há um tempo. É bom orientar a população para não descartar esses objetos em terrenos e em vias públicas, pois, além de deixar a cidade suja, afeta o meio ambiente, pois demoram muito tempo para a sua decomposição”, comentou o secretário, Carlos Cerri Júnior.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelos telefones: (19) 3547-8806; (19) 3547-8794.

O que é lixo eletrônico

É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso destes produtos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.

Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs). Por isso, antes do descarte e da reutilização, é necessário que eles passem por um processo de descontaminação.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT